Sociedade

Amanhã, dia 22, feche a torneira por uma hora. Saiba os motivos

21 mar 2021 17:08

A 'hora da água' é amanhã, às 22 horas. A iniciativa é Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas.

amanha-dia-22-feche-a-torneira-por-uma-hora-saiba-os-motivos
Maria Anabela Silva

Valorizar a água como bem essencial é o principal objectivo da iniciativa H2Off – Hora da Água, promovida amanhã, segunda-feira, pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA). 


Dinamizada a propósito do Dia Mundial da Água, a iniciativa faz um apelo aos cidadãos: fechar, nem que seja por uma hora, as torneiras, “para celebrar a água enquanto bem valioso e tomar consciência da sua importância nas nossas vidas”.


O desafio é para que às 22 horas – designada pela campanha a 'hora da água' – se fechem as torneiras durante 60 minutos. 


A organização da iniciativa explica, no seu sítio da internet, que a campanha “visa impulsionar a mudança de comportamentos e apelar a uma consciencialização clara e actuante sobre o uso correto e eficiente da água”. 


Na promoção da iniciativa, a APDA recorda as palavras de António Guterres, secretário-geral da ONU, proferidas no ano passado, nas comemorações do Dia Mundial da Água: “Se o mundo não actuar com urgência, entre 3,5 e 4,4 mil milhões de pessoas viverão em 2050 com acesso limitado à água”.

 
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria, o Município de Leiria e a Águas do Centro Litoral são algumas das entidades da região que se associação à campanha H2off – Hora da Água, através da sua divulgação.