Sociedade

Amor assinala prevenção do cancro da mama com caminhada

3 out 2021 10:55

Movimento “Outubro Rosa” passa por Leiria dia 5 de Outubro e pela Marinha Grande no dia 9

amor-assinala-prevencao-do-cancro-da-mama-com-caminhada
Caminhada tem como objectivo alertar para a prevenção
Jornal de Leiria/Arquivo

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) encontra-se a promover o Outubro Rosa, uma iniciativa de âmbito nacional que tem como objectivo principal a consciencialização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do rastreio.

Para assinalar este mês de prevenção do cancro da mama estão programadas centenas de iniciativas na Região Centro, assim como a divulgação de informação e formas de apoio da Liga à mulher e família.

Na freguesia de Amor, em Leiria, os voluntários do Movimento Vencer e Viver e da localidade, organizam no próximo dia 5 de Outubro, pelas 9 horas, a caminhada “Outubro Rosa”.

Trata-se de uma caminhada livre, efectuada de forma individual ou em pequenos grupos, sem horário marcado ou percurso definido.

A participação implica ainda o cumprimento de todas as orientações das autoridades de saúde, recomendando-se a utilização de máscara, desinfecção das mãos e o distanciamento físico.

A iniciativa requer inscrição obrigatória, junto dos voluntários da Liga e será limitada a um número máximo de inscritos.

Os interessados deverão concentrar-se junto ao Clube Unidos Casal dos Claros e Coucinheira, no dia 5, para início das caminhadas individuais ou em grupo a partir deste ponto.

A LPCC.NRC pretende desafiar a comunidade a juntar-se em torno de uma iniciativa de sensibilização e difusão da mensagem de alerta para o diagnóstico precoce e rastreio, assim como promover sinergias para aumentar o impacto do movimento Outubro Rosa.

Segundo a liga, o cancro da mama, se diagnosticado e tratado precocemente, tem uma taxa de cura superior a 90%.

A melhor resposta é a prevenção.

Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), em 2020, em Portugal, estima-se que mais de sete mil mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama, lamentando-se a morte de 1.800 mulheres por esta doença.

Cerca de um em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem, refere a nota de imprensa da liga.

Caminhada na Marinha Grande
A iniciativa vai também decorrer no concelho da Marinha Grande. Os voluntários da LPCC.NRC organizam a caminhada no próximo dia 9 de Outubro, pelas 15 horas. O ponto de encontro está marcado para o Parque da Cerca, a partir das 14:30 horas, local de onde se inicia a participação.