Sociedade

Animais adoptados na pandemia estão a ser abandonados

26 ago 2022 10:17

Irresponsabilidade dos donos passou a ser constante, ao longo de todo o ano

animais-adoptados-na-pandemia-estao-a-ser-abandonados
.
Ricardo Graça/Arquivo
Elisabete Cruz com Daniela Franco Sousa

O abandono de animais de companhia em Portugal já não é um flagelo restrito aos meses de Verão, mas tem-se verificado ao longo de todos os meses do ano. O Dia Internacional do Animal Abandonado assinalou-se no dia 15, mas a adopção responsável ainda está longe do desejável e as associações e os Centros de Recolha Oficial (CRO) continuam a não ter mãos a medir para dar resposta a todos os animais que lhes chegam.

O fim da pandemia também contribuiu para um aumento no abandono de cães e gatos. Segundo Lúcia Marques, responsável pela Casa Esperanza, na Marinha Grande, “durante o período de confinamento as pessoas estavam em casa tinham tempo para os animais e adoptaram”. “Quando a vida regressou à normalidade já não os querem. São adopções irresponsáveis e por impulso, que não podem acontecer”, critica, ao apontar que o espaço de recolha da associação está “caótico, como sempre”.

Também

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ