Sociedade

Ansião investe quase 50 mil euros num ano no apoio à natalidade

25 set 2022 10:15

Município apoiou 49 famílias no âmbito do Programa Municipal de Incentivo à Natalidade e Apoio à Família.

ansiao-investe-quase-50-mil-euros-num-ano-no-apoio-a-natalidade
Um dos objectivos do programa é atrair e fixar população no concelho
DR

O Município de Ansião já apoiou 49 famílias no âmbito do Programa Municipal de Incentivo à Natalidade e Apoio à Família, num total de cerca de 50 mil euros.

No balanço de um ano de implementação das medidas previstas, o Município de Ansião informa que foram apoiadas 43 famílias na modalidade de incentivo à natalidade, num montante total de 44,5 mil euros, e 14 a nível de comparticipação em creche, num valor de 3265,36 euros.

O incentivo à natalidade, lê-se numa nota de imprensa, traduz-se "num subsídio pecuniário sob a forma de reembolso
de despesas elegíveis, a atribuir aos nascimentos ocorridos após a entrada em vigor do regulamento, com a aquisição de bens e/ou serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável e harmonioso da criança, com um limite máximo de 1000 euros para o primeiro e segundo filhos e 1250 euros para o terceiro filho e seguintes".

A comparticipação de frequência em creche tem "como objectivo apoiar na mensalidade os agregados familiares recenseados e residentes no concelho de Ansião, revestindo a forma de atribuição de uma compensação pecuniária, sob a forma de reembolso da totalidade ou parte da mensalidade, com base no rendimento do agregado familiar", refere ainda a nota de imprensa.

Criado como instrumento que" premeia e incentiva todos quantos escolham viver e projectar o seu futuro em Ansião", este programa "persegue a acção municipal de promoção de políticas sociais familiarmente responsáveis, que minimize os custos que advêm da parentalidade e favoreça o bem-estar e a qualidade de vida da população".

Para a autarquia trata-se ainda de um mecanismo de "atracção e fixação de pessoas no concelho, atenuando os factores que possam estar na origem da baixa taxa de natalidade, bem como de estimulação da economia local, prevendo a utilização dos apoios concedidos nos estabelecimentos comerciais do concelho".