Sociedade

Antevisão: O que vai marcar a região em 2022

30 dez 2021 18:05

No ano em que Leiria será Cidade Europeia do Desporto e que haverá decisões sobre a Capital Europeia da Cultura 2027, espera-se a conclusão de grandes obras e o início de outras.

antevisao-o-que-vai-marcar-a-regiao-em-2022
Johannes Vetter, o melhor do mundo do lançamento do dardo, esteve na última edição da Taça da Europa de Lançamentos realizada em Leiria. A cidade volta a aco
Maria Anabela Silva

O novo ano arrancará ainda marcado pela pandemia e pela incerteza em torno da evolução dos números da Covid-19. Para já, a primeira semana de Janeiro será de “contenção”, com escolas, creches e ATL fechados, teletrabalho obrigatório e discotecas  encerradas.

Também já é certo que avançará o reforço da vacinação para maiores de 18 anos, bem como a continuação da inoculação de crianças entre os cinco e os 11 anos.

Covid-19 à parte, Janeiro chegará com Leiria a assumir-se como Cidade Europeia do Desporto 2022. Ao longo do ano, o concelho vai acolher perto de 600 eventos desportivos, destinados ao todos os públicos: do bebé de colo ao centenário, do melhor do mundo na sua especialidade a quem só quer experimentar uma actividade.

Com cerimónia de abertura marcada para o dia 5 de Fevereiro, o programa inclui a final four da Taça da Liga, em futebol, a realizar no estádio de Leiria nos dias 25, 26 e 29 de Janeiro e a Taça da Europa de Lançamentos, em atletismo, que decorrerá em Março (dias 12 e 13).

O ano que aí vem será também de decisões em relação à Cidade Europeia da Cultura 2027, que conta com a candidatura de Leiria e de mais 11 cidades e vilas portuguesas. O anúncio dos finalistas acontecerá durante o primeiro trimestre de 2022, prevendo- se que a decisão final ocorra em Dezembro ou Janeiro de 2023.

Ainda na capital de distrito, o próximo ano trará um novo espaço verde à cidade, com a conclusão do parque de Porto Moniz e Santa Clara, prevista para o primeiro trimestre.

Também para o início do novo ano é esperada a reabertura do renovado mercado municipal de Leiria, um investimento que ultrapassou os 4,3 milhões de euros e que contempla, além de espaços de venda, um piso para startup. Em 2022, deverão, finalmente, ficar concluídas as obras nas avenidas Nossa Senhora de Fátima e General Humberto Delgado.

Olhando para os restantes concelhos da região, o ano de 2022 trará a conclusão e o início de grandes obras.

Em Alcobaça, por exemplo, vai começar em breve a construção do pavilhão multiusos que resultará da requalificação do MercoAlcobaça. Trata-se de um investimento a rondar 4,7 milhões de euros, que contempla espaços para feiras, para espectáculos e para desporto.

Também em Alcobaça, o novo ano trará a abertura do hotel de luxo que o grupo Visabeira está a concluir numa das alas do Mosteiro.

Na Marinha Grande, espera-se que o processo de construção da nova piscina avance, enquanto em Porto de Mós ficará concluída a requalificação da antiga central termoeléctrica, agora transformada em espaço museológico, e será iniciada a empreitada da Casa dos Calados, no Juncal.

Também em Porto de Mós há a expectativa que no próximo ano seja iniciada a obra do novo hotel, depois de demolida a estrutura inacabada que, durante anos, marcou, pela negativa, uma das entradas da vila.

Há muito aguardadas, as obras de beneficiação do troço do IC2 entre Alcobaça (Freires) e Rio Maior (Asseiceira) deverão arrancar já em Janeiro, se se cumprir o recente anúncio feito pela Infraestruturas de Portugal.

A norte, Pombal vai continuar a reivindicar a requalificação do troço do IC2 que atravessa o concelho, ainda sem obras no horizonte, o mesmo acontecendo com o IC8, que serve o norte do distrito.

Acórdão das casas de Pedrógão em Janeiro

Ao nível da Justiça, está marcado para o dia 31 Janeiro a leitura do acórdão relativo ao processo das irregularidades na reconstrução das casas que arderam no incêndio de 2017 em Pedrógão Grande, que conta com 28 arguidos, entre os quais o ex-presidente da câmara Valdemar Alves.

Mais atrasado encontra-se o julgamento que pretende apurar a responsabilidade criminal pelo incêndio. A haver desfecho do processo em 2022, este só deverá acontecer no segundo semestre.

No próximo ano, decorrerá também o julgamento de antigos dirigentes da Supercoop, detentora da creche/infantário Superninho, nos Parceiros, Leiria, que estão acusados os crimes de abuso de confiança, furto qualificado e falsificação de documentos.

Em termos políticos, o novo ano ficará marcado pela realização de eleições legislativas, que terão lugar a 30 de Janeiro e que trarão algumas caras novas entre os deputados a eleger pelo círculo eleitoral de Leiria.

No início do ano, haverá também eleições para a liderança da concelhia de Leiria do PSD, às quais o actual presidente, Álvaro Madureira, não se pode recandidatar devido à limitação de mandatos. José Augusto Santos, ex-presidente da Junta da Chaínça, e Carlos Conceição, antigo deputado municipal, já assumiram as candidaturas.

Na área da educação, em 2022 continuará o processo de reforço de autonomia das escolas e de transferência de competências para os municípios.

Será também ano de eleições no Politécnico de Leiria, havendo, para já, dois candidatos em perspectiva: Rui Pedrosa, actual presidente, e Carlos Rabadão, professor e investigador na ESTG que já concorreu ao cargo em 2018.