Desporto
Apenas 18 jogadores no plantel espicaça aposta do Marinhense nos jovens
Projecto “inovador” quer promover lançamento da prata da casa sem perder competitividade no regresso ao Campeonato de Portugal, em futebol.
Na terça-feira começam os trabalhos do plantel sénior do Atlético Clube Marinhense. Neste regresso às competições nacionais, e depois do título distrital em 2018/19, o objectivo número um da equipa agora orientada por Rui Rodrigues será uma “prova calma” e a “manutenção” no terceiro escalão do futebol português, o denominado Campeonato de Portugal.
No entanto, o clube da Portela tem outro desafio em mãos, que até é auto-proposto. A Direcção encabeçada por Bruno Ferreira decidiu estabelecer o máximo de 18 jogador no plantel principal, crente que tal limite irá potenciar a aposta nos jovens talentos da formação.
“Quando convidámos o Rui Rodrigues para treinador, foi com o objectivo de apostar na juventude e sobretudo na prata da casa”, explica Bruno Ferreira, que em Abril trocou de posição com Mário Fernandes na Direcção do clube da Portela. Do plantel de sub-23, que irá ter 26 jogadores, “muitos dos quais dão garantias de futuro”, “seis treinarão diariamente com o grupo principal”.
Como “há sempre lesões e castigos, de certeza que haverá sempre sub-23 na convocatória”, diz o presidente. Já o plantel de juniores, que militará na 2.ª Divisão nacional do escalão, terá outros 25 atletas e o objectivo é que alguns também joguem na equipa hierarquicamente acima.
Menos recursos
A ideia é “claramente inovadora” e vem ao encontro da aposta feita na equipa de sub-23 que subiu de divisão e que na época que agora arranca irá disputar o principal escalão do futebol distrital de seniores, um “patamar já muito competitivo”.
“Actualmente, os recursos são menores. Os moldes já tiveram uma fase boa, mas diz-se que a partir de 2020 irão sofrer um decréscimo e é de lá que vem a maior parte dos nossos apoios”, explica o responsável. Por isso, é hora de ser cauteloso e de procurar soluções “engenhosa
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.