Viver
Apoios. Marinha Grande e Alcobaça entram na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
Passam a ser seis, os equipamentos culturais do distrito de Leiria credenciados na RTCP, a que se soma, também, o Teatro Municipal de Ourém, no distrito de Santarém
Entre os seis novos equipamentos culturais credenciados na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), que é tutelada pelo Ministério da Cultura através da Direcção-Geral das Artes, encontram-se dois que estão localizados no distrito de Leiria: a Casa da Cultura Teatro Stephens (na Marinha Grande) e o Cine-Teatro João d'Oliva Monteiro (em Alcobaça).
Anteriormente, já tinham sido admitidos na RTCP o Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, o Teatro-Cine de Pombal, o Teatro José Lúcio da Silva e o Teatro Miguel Franco (ambos em Leiria).
Passam, assim, a ser seis, os equipamentos culturais do distrito de Leiria credenciados na RTCP, a que se soma, também, o Teatro Municipal de Ourém, no distrito de Santarém.
Segundo um comunicado da RTCP, “abrirá muito em breve” um novo concurso de apoio à programação, que visa canalizar financiamento para a contratação de artistas e estruturas pelas salas de espectáculos que integram a rede.
Até à data, foram apoiadas 38 entidades para o quadriénio 2022-2025.
“Esta integração [do Teatro Stephens] vai permitir ao Município da Marinha Grande aceder a financiamentos e ter uma programação de referência nacional”, salienta a autarquia, numa nota de divulgação.
Com a RTCP, o governo procura desenvolver políticas culturais que ambicionam atenuar as assimetrias regionais e promover a coesão territorial no acesso à cultura e às artes.
A nível nacional, de norte a sul do país, são 94 os teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais que já fazem parte da RTCP.