Desporto

Aprenda a ser navegador de rallye em Pataias

7 jan 2023 07:30

Curso de iniciação acontece em Fevereiro

aprenda-a-ser-navegador-de-rallye-em-pataias
Inês Ponte Grancha será uma das formadoras
DR

Sempre sonhou em participar num campeonato de rallye, e aos comando de um puro-sangue das pistas ou, ao lado, a debitar notas ao piloto? Esta notícia é para si.

Entre os dias 4 e 5 de Fevereiro, a vila de Pataias, no concelho de Alcobaça, recebe a primeira edição do Curso de Navegadores de Rallye Radar Test Track.

A formação será coordenada por especialistas como o campeão nacional de rallyes em 2019 e em 2021, José Teixeira, e a primeira mulher campeã nacional de rallyes, em 2016, Inês Ponte.

Os participantes aprenderão várias técnicas básicas de navegação e de dar notas aos pilotos durante uma prova a alta velocidade.

O curso é organizado pela Radar Test Track, em parceria com a Descobrimentos World Travel & Tours.

No sábado, dia 4, acontecerá uma parte teórica onde os formandos terão o primeiro contacto com placas de controlo, cartas de controlo, interpretações de roadbook e regulamentos.

No domingo, dia 5, a organização adianta que haverá uma introdução a cenários reais, com uma parte prática que consistirá num “mini rallye” que se realizará na zona envolvente a Pataias.

Aqui, os carros terão aos comandos o campeão nacional de duas rodas motrizes Ernesto Cunha, o vencedor da Taça de Portugal do Grupo X1, Fábio Santos, e ainda os pilotos Paulo Santos, Isac Portela, Wilson Santos, Vítor Silva e Dominico Santo.

“Os formandos vão ter pela frente um ‘mini rallye’, que terá parque de assistência, uma simulação de reabastecimento, etapas de ligação, dois troços e um reagrupamento, antes da entrada em parque fechado para o final da ‘prova’”, explica a organização, em comunicado.

Os controlos horários ficarão a cargo do Clube Automóvel de Porto de Mós.

Para mais informações contacte reservas@descobrimentos.com.pt ou 244 094 159.