Viver

Aquele robô é um artista. Ou não?

23 jan 2023 18:00

Inteligência artificial e arte: já existem programas que geram texto, imagem e música e a última Bienal de Veneza apresentou uma exposição a solo de Ai-Da, um entidade tecnológica humanóide

aquele-robo-e-um-artista-ou-nao
Ai-Da é apresentado como o primeiro robô artista ultra-realista no mundo
DR

“Pode a inteligência artificial ser um artista? E a sua obra, tecida entre algoritmos, é uma peça de arte?”

As perguntas colocadas pela fotógrafa Carla de Sousa (na primeira edição do JORNAL DE LEIRIA em 2023, a propósito da escolha da personalidade do ano na cultura) já podem ser comentadas, precisamente, por tecnologia com inteligência artificial.

Por exemplo, o agora famoso ChatGPT, que responde assim à primeira interrogação: “Sim, a inteligência artificial pode ser usada para criar arte. Há vários exemplos de programas de computador e algoritmos que geram música, pinturas e esculturas. Alguns são baseados em dados de obras de arte existentes, enquanto outros criam novas obras completamente originais. No entanto, a arte gerada por inteligência artificial é geralmente considerada como sendo criada por um computador, e não por um artista humano”.

Sobre a segunda questão, se a obra gerada por algoritmos é uma peça de arte, o protótipo de conversação desenvolvido pela OpenAI devolve o seguinte: “A questão se a obra gerada por algoritmos é considerada arte é objecto de debate. Alguns argumentam que a arte gerada por algoritmos é verdadeira arte, pois ela pode ser criativa, emocionante e esteticamente agradável. Outros argumentam que a arte gerada por algoritmos não é verdadeira arte, pois não há criatividade humana envolvida. Ainda outros argumentam que a arte gerada por algoritmos é uma forma de arte, mas é diferente da arte criada por humanos”.

O realizador Bruno Carnide, de Leiria, juntou-se à conversa logo no primeiro dia de 2023, com uma curta-metragem, de dois minutos e 22 segundos, com o título Janeiro, finalizada em 24 horas com recurso a ferramentas digitais. Dall-E (para gerar imagens), FakeYou (vozes) e Soundraw (música), entre outras.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ