Desporto

Arnaldo Cunha, AF Leiria, Manuel Nunes e Luciano Gonçalves distinguidos nas Quinas de Ouro

29 out 2025 14:00

Gala da Federação Portuguesa de Futebol atribuiu distinções a quem contribuiu para o desenvolvimento do futebol

Arnaldo Cunha
Arnaldo Cunha
FPF
Carlos Carvalho recebeu as distinções da Associação de Futebol de Leiria
Carlos Carvalho recebeu as distinções da Associação de Futebol de Leiria
Manuel Nunes foi agraciado com a medalha dos Bons Serviços
Manuel Nunes foi agraciado com a medalha dos Bons Serviços
Luciano Gonçalves também recebeu a medalha de Bons Serviços
Luciano Gonçalves também recebeu a medalha de Bons Serviços

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no evento de entrega das Quinas de Ouro, distinguiu Arnaldo Cunha, a Associação de Futebol de Leiria (AF Leiria), Manuel Nunes e Luciano Gonçalves, entre outros galardoados, pelo contributo prestado para o desenvolvimento do futebol.

Natural de Leiria, Arnaldo Cunha recebeu a medalha de Desenvolvimento e Formação, pelos 25 anos de ligação à FPF em diversas funções, destacando-se por ter sido o primeiro director técnico da história desta instituição.

Tem uma vida dedicada ao desporto, com passagens pelo FC Alverca, SL Benfica ou GS Carcavelos, além de ter leccionado na Escola Preparatória de Marrazes, Universidade de Coimbra, Universidade Lusófona de Lisboa ou Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Licenciado em Educação Física, Arnaldo Cunha é pós-graduado em Futebol e mestre em Gestão do Desporto.

Por sua vez, a AF Leiria foi uma das galardoadas com a medalha de Inovação e Impacto no Futebol, devido ao projecto da Academia Desportiva na União de Freguesias de Parceiros e Azoia, e com a medalha de Honra FPF, pelo trabalho desenvolvimento em prol do crescimento do futebol, futsal, futebol de praia e, mais recentemente, o walking football.

Manuel Nunes, ex-presidente desta instituição, recebeu a medalha de Bons Serviços, um reconhecimento pelos anos dedicados à promoção destas modalidades na região.

A mesma medalha foi também entregue a Luciano Gonçalves, ex-presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).

Para a FPF, as Quinas de Ouro são “a exaltação do associativismo e de todos os que, no trabalho de base e formação, junto dos clubes, das academias e da população ou nos planos socio-políticos, provam ser a pedra basilar do sucesso que se estende até ao topo do profissionalismo”.