Desporto

Arquivado processo por suspeitas de manipulação de resultados entre Batalha e Marinhense

12 jul 2025 09:50

Os clubes defrontaram-se na última jornada dos campeonatos de sub-17 e sub-19 e os resultados levantaram suspeitas. Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Leiria mandou arquivar

arquivado-processo-por-suspeitas-de-manipulacao-de-resultados-entre-batalha-e-marinhense
Jogos disputaram-se a 17 e 18 de Maio
Freepik

A Associação de Futebol de Leiria arquivou o processo disciplinar contra a AC Marinhense e da UD Batalha. Em causa, estavam suspeitas de manipulação de resultados nos jogos das equipas de sub-17 e sub-19 do AC Marinhense e da UD Batalha, que se defrontaram na última jornada dos referidos escalões.

O desfecho dos encontros, disputados nos dias 17 e 18 de Maio, levaram à suspeita do Atouguiense, que apresentou uma queixa. Na sequência da denúncia, a AFL abriu dois processos de inquérito, para averiguar as suspeitas, que culminaram no passado dia 7, com a decisão do Conselho de Disciplina da associação a determinar o arquivamento dos autos.

Segundo o despacho deste órgão, o processo envolvia a averiguação de "alegada corrupção desportiva ou manipulação de jogos e apostas desportivas".

No mesmo documento, o Conselho de Disciplina delibera enviar a decisão de arquivamento para a direcção da AFL, "tendo em vista a eventual participação queixa-crime contra os clubes visados e mais agentes que venham a ser apurados".

Como o JORNAL DE LEIRIA escreveu em Maio, nos juniores, estava em risco a manutenção da UD Batalha, que precisava de vencer o Marinhense para continuar no principal escalão distrital, uma vez que o emblema alvinegro já tinha garantido o futuro na Divisão de Honra. Neste caso, os batalhenses cumpriram o objectivo, com uma vitória por 1-2, e escaparam à despromoção.

Deu mais que falar o jogo dos juvenis, entre os mesmos clubes. Marinhense e Atouguiense almejavam a subida à 2.ª Divisão Nacional, mas o primeiro era obrigado a golear a Batalha para garantir o 1.º lugar, único que dava acesso à promoção. Ao intervalo, o marcador já ia nos 0-10 e fixou-se em 1-14, um resultado que delegou o grupo de Peniche para segundo lugar.

Estes resultados levaram o Atouguiense a apresentar uma queixa junto da Associação de Futebol de Leiria. Em comunicado, o clube referiu que o resultado “levanta sérias preocupações quanto à observância da ética desportiva”.