Viver
Arquivo recebe Mia Couto para conversa com leitores
O escritor moçambicano participa na apresentação em Leiria do seu mais recente livro
É já na próxima sexta-feira, 8 de Novembro, pelas 18:30 horas, que a livraria Arquivo, em Leiria, acolhe o escritor Mia Couto para uma conversa com leitores.
O autor nascido em Moçambique, várias vezes premiado internacionalmente e com obra traduzida em mais de 30 países, vai participar na apresentação do seu mais recente romance, intitulado A Cegueira do Rio.
Já este ano, Mia Couto recebeu no México o Prémio FIL (Feira Internacional do Livro de Guadalajara) de Literatura em Línguas Românicas e em Portugal o Grande Prémio de Conto Branquinho da Fonseca da Associação Portuguesa de Escritores.
Nome grande da literatura lusófona, Mia Couto foi reconhecido com o Prémio Camões, em 2013.
Poesia, contos, crónicas e novelas fazem parte de um percurso iniciado em 1992 e que ganha agora um novo capítulo, com A Cegueira do Rio.
“O primeiro incidente militar numa aldeia do Norte de Moçambique marca, em agosto de 1914, o início da Primeira Guerra Mundial no continente africano”, pode ler-se na sinopse. “Esse inesperado episódio despoleta, para além disso, uma série de misteriosos eventos que culminam com o desaparecimento da escrita no mundo. Livros, relatórios, documentos, fotografias, mapas surgem deslavados e ninguém mais parece ser capaz de dominar a arte da escrita. Os habitantes dessa aldeia são chamados a restabelecer a ordem no mundo, ensinando aos europeus o ofício da escrita e as artes da navegação”.