Sociedade

ARS Centro trava Cuidados Continuados em Pombal

28 jan 2016 00:00

A construção de uma unidade de cuidados continuados (UCC) em Pombal está suspensa por tempo indeterminado

ars-centro-trava-cuidados-continuados-em-pombal-2915

Com um investimento de 3,5 milhões de euros, o projecto da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Pombal esteve previsto arrancar no primeiro trimestre de 2011. Cinco anos depois nada foi feito.

Em entrevista ao JORNAL DE LEIRIA, o provedor da Misericórdia de Pombal, Joaquim Guardado, considera que esta foi uma “pecha” do Governo liderado por Pedro Passos Coelho (PSD).

“O projecto está aprovado, o Governo assinou e estava tudo bem. Depois recebi uma carta, assinada pelo senhor José Tereso [presidente da Administração Regional de Saúde do Centro] a dizer 'suspendese tudo'”, afirma o responsável. Joaquim Guardado diz desconhecer a razão da decisão da ARS do Centro.

“Admito que a situação financeira não é a melhor. Mas, nem eram os 750 mil euros que o Estado nos daria de financiamento, mas o ter a possibilidade de fazer um acordo para o pagamento da sua comparticipação pelos utentes”, explica.

Segundo Joaquim Guardado, tratase de uma “uma questão de planeamento. Pombal e a região precisam ou não de uma UCC? Leiria é o distrito com menos UCC na área de influência da ARSC”, revela ainda.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo