Viver

Art & Tur. Caldas da Rainha recebe festival com 82 filmes de turismo

23 out 2023 09:05

Durante quatro dias, o festival Art & Tur transforma Caldas da Rainha na capital do cinema de turismo

art-and-tur-caldas-da-rainha-recebe-festival-com-82-filmes-de-turismo
Atrair visitantes para a região Oeste é um objectivo de várias iniciativas incluídas no programa
Ricardo Graça

Durante quatro dias, a começar esta terça-feira, serão exibidos os 82 filmes finalistas. A gala de entrega de prémios aos vencedores realiza-se sexta-feira, pelas 17 horas. Além das dez sessões competivivas, o 16.º Art&Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo, de 24 a 27 de Outubro, em Caldas da Rainha, contempla sete mesas redondas e várias outras iniciativas.

Escolhidos pelo júri entre 262 filmes promocionais e documentários, de 47 países, os finalistas competem em três categorias: nacional, internacional e, em estreia, a competição brasileira.

Segundo Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, “cada vez mais pessoas procuram conhecer os locais que viram em filmes e séries”, tendência “que representa uma oportunidade de desenvolvimento para os territórios de baixa densidade, que são muitas vezes os cenários escolhidos para as produções”.

Já o director do Art&Tur, Francisco Dias, considera que o certame é “o festival de filmes mais global no seu nicho e o mais reconhecido a nível mundial”.

O programa inclui várias actividades que se ligam com Caldas da Rainha: o concurso Art&Factory, em que realizadores internacionais produzem filmes promocionais no território; uma visita guiada à exposição Histórias da Cidade, patente em diversos locais, pela mão da autora, a arquitecta iraniana Mona Erfanian, que esteve em residência artística nos meses de Março e Abril; o concurso Blogging Caldas da Rainha, que premeia as melhores entradas em blogues que tenham Caldas da Rainha como tema; a mesa redonda “Caldas da Rainha, cidade termal e criativa do artesanato e das artes populares”; o concerto “Músicas Icónicas de Cinema”, no CCC, por filarmónicas das freguesias do concelho de Caldas da Rainha; e, na manhã do último dia, a mesa redonda “Bem-vindo ao Aspiring Geopark Oeste”, sobre a candidatura da região Oeste a geopark da Unesco.

As últimas edições do Art&Tur realizaram-se na região centro, em Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro, Ourém e, este ano, Caldas da Rainha. O festival integra o CIFFT, circuito internacional de festivais de filmes de turismo.