Economia

ASAE desmantela local de abate clandestino de animais na Batalha

2 jan 2023 16:58

Alguns animais eram destinados ao consumo em estabelecimentos de restauração

asae-desmantela-local-de-abate-clandestino-de-animais-na-batalha
DR
ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desmantelou um local de abate clandestino de animais no concelho da Batalha.

A polícia não divulgou o local onde a acção foi realizada, porém, segundo apurámos, terá sido numa residência particular.

No seguimento de acções de fiscalização no âmbito do combate a ilícitos criminais contra a saúde pública, levadas a cabo pela força de segurança, que incidiram nos municípios de Silves, Portimão e Batalha, a ASAE desmantelou ainda outro local de abate em Silves.

Em comunicado, a força policial revela que, além de actuarem de forma ilícita, os locais de abate careciam de condições técnico-funcionais e de higiene.

Era ali feito igualmente o assamento dos animais e parte da comercialização, sendo que alguns eram destinados ao consumo em estabelecimentos de restauração "nesta época festiva", sem qualquer inspecção sanitária para despiste de eventuais doenças.

Das acções da ASAE resultou, a instauração de três processos-crime pela prática do crime contra a saúde pública de abate clandestino, tendo sido apreendidos 47 leitões, 1 cabrito e 1 borrego, por não ser possível garantir a sua rastreabilidade nem as condições mínimas para serem consumidos.

O valor total da apreensão foi estimado em cerca de 4.350 euros, tendo sido detidos três indivíduos e determinada a suspensão total das actividades não licenciadas.