Covid-19

ASAE encerra estabelecimentos de Leiria e Nazaré por incumprimento de regras Covid-19

7 ago 2021 11:39

Operação envolveu 149 restaurantes e bares de todo o País

asae-encerra-estabelecimentos-de-leiria-e-nazare-por-incumprimento-de-regras-covid-19
Nazaré
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) lançou na noite de ontem uma operação que abrangeu 149 restaurantes e bares no País, tendo sido encerrados oito estabelecimentos por incumprimento das regras de contenção da pandemia de Covid-19, alguns dos quais em Leiria e Nazaré.

Em comunicado, a ASAE adianta que as acções, que decorreram nas cidades de Santa Maria da Feira, Póvoa de Varzim, Mirandela, Leiria, Cascais, Nazaré, Moura e Portimão, mobilizaram um dispositivo de 54 inspectores, que agiram com a colaboração da GNR e da PSP.

“Como principais resultados da acção destaca-se a fiscalização de 149 operadores económicos, tendo sido instaurados 29 processos de contra-ordenação, dos quais 24 estão relacionados com incumprimento das regras estabelecidas em contexto de pandemia”, lê-se na nota.

Dos 24 processos de contra-ordenação, 19 foram dirigidos aos operadores por incumprimento das regras de lotação, distanciamento físico e não verificação de certificado digital Covid-19 ou teste negativo, e cinco a clientes por permanência no interior do estabelecimento de restauração sem certificado digital ou teste negativo.

“Foi ainda determinada a suspensão de actividade de oito estabelecimentos por não cumprimento das regras estabelecidas no plano de desconfinamento em contexto de pandemia”, prossegue a nota.

A acção foi direcionada a estabelecimentos de restauração e bebidas, com o objectivo fiscalizar o cumprimento das regras aplicáveis no actual contexto de pandemia, “pretendendo ser um impulsionador para que as regras estabelecidas no plano de desconfinamento sejam cumpridas”. A ASAE continuará a desenvolver acções de fiscalização “na salvaguarda da segurança alimentar bem como para garantia do cumprimento das regras de saúde pública determinadas pela situação pandémica”, conclui.