Sociedade
Assinado contrato de 14,6 milhões de euros para dragagens na Lagoa de Óbidos
intervenção irá também contemplar a valorização ambiental de cerca de 78 hectares a montante da foz do rio Real.
O contrato para a empreitada de dragagens na zona superior da Lagoa de Óbidos, no valor aproximado de 14,7 milhões de euros foi assinado esta sexta-feira, dia 16 de Outubro.
Em comunicado, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) adianta que a formalização da adjudicação aconteceu “após um longo período de negociação” com o consórcio Alexandre Barbosa Borges S.A e Vinci- Construction Maritime et Fluvial.
A intervenção, num valor total de 14.683.361,85 euros, será financiada em 85% pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos. Os restantes 15% virão do Fundo Ambiental.
Entre os trabalhos está a dragagem de 875 mil metros cúbicos de areia dos canais e bacias da Lagoa e a sua deposição no mar “para sul, a partir da arriba do Gronho, por rainbow”, explica aquela nota da APA.
A intervenção irá também contemplar a valorização ambiental de cerca de 78 hectares a montante da foz do rio Real, com a erradicação de vegetação infestante e plantação de espécies vegetais autóctones.
O prazo de execução dos trabalhos é de 18 meses, sendo que as dragagens devem ficar concluídas dentro de um ano, a contar da data de consignação da empreitada, que a APA prevê que seja efectuada até ao final do corrente ano, após ter sido obtido o respectivo visto do Tribunal de Contas.