Desporto

Atletas de Leiria alcançam ouro na Taça do Mundo de Sport Kempo

7 dez 2023 09:00

David Oliveira e Rafael Prior são atletas da Associação Desportiva Piranha World Fighters de Leiria e estiveram na Hungria em representação da selecção nacional

atletas-de-leiria-alcancam-ouro-na-taca-do-mundo-de-sport-kempo
David Oliveira (esq.) e Rafael Prior (dir.) são treinados em Leiria por Marco Carvalho
DR

David Oliveira e Rafael Prior, atletas da Associação Desportiva Piranha World Fighters de Leiria, alcançaram um total de quatro medalhas de ouro na Taça do Mundo de Sport Kempo UWSKF, em representação da selecção nacional. A competição mundial aconteceu no último fim-de-semana, em Budapeste, capital da Hungria.

O atleta David Oliveira alcançou o ouro em Point Sparring/Advanced (-59 kg) e em Submission/Advanced (-59 kg), no escalão de 14/15 anos, assim como o quarto lugar em C Viadal/Advanced (-59 kg), no mesmo escalão.

Já Rafael Prior conquistou as duas medalhas de ouro em Point Sparring/Advanced (-63 kg) e C Viadal/Advanced (-63 kg), e uma medalha de prata em Submission/Advanced (-69 kg), no escalão de 16/17 anos.

Para Marco Carvalho, treinador de David Oliveira e Rafael Prior na Associação Desportiva Piranha World Fighters de Leiria, as conquistas são “resultado do empenho e dedicação dos atletas à modalidade”. “É sempre um grande orgulho vermos os nossos atletas chegarem a altos patamares da modalidade e alcançarem excelentes resultados. É não só o reconhecimento do valor que têm enquanto atletas, como do trabalho que temos feito pelo seu crescimento e pelo desenvolvimento do kempo em Leiria.”

Além dos atletas do clube de Monte Real, estiveram ainda presentes na Taça do Mundo os portugueses Guilherme Garção, Matilde Sardo e Simão Domingues.

Ao longo dos dois dias de competição a comitiva nacional obteve 11 medalhas de ouro, seis de prata e uma de bronze, contabilizando um total de 18 medalhas. A nível colectivo a selecção nacional alcançou ainda o terceiro lugar nos escalões dos 6 aos 15 anos.

A comitiva foi liderada pelo seleccionador nacional Diogo Henriques, que no final da competição, em declarações aos canais da Federação Portuguesa Lohan Tao Kempo, disse “estar contente com os resultados obtidos, fruto de um bom trabalho que a federação e os clubes estão a desenvolver em prol do crescimento qualitativo da modalidade”.