Desporto

Atletas do GAU da Bajouca foram até à Serra da Estrela a correr e a pedalar

17 jun 2023 17:30

Grupo partiu ontem à noite da Bajouca e chegou esta manhã ao ponto mais alto de Portugal Continental

atletas-do-gau-da-bajouca-foram-ate-a-serra-da-estrela-a-correr-e-a-pedalar
Grupo passou pela Serra de Sicó, Lousã, Arganil, subindo depois em Seia, até chegar à Serra da Estrela
DR

Um grupo de 17 atletas do Grupo Alegre Unido (GAU) da Bajouca foi a correr e a pedalar até ao ponto mais alto de Portugal Continental, entre ontem à noite e esta manhã.

Os 17 atletas partiram ontem, pelas 20:00 horas, do largo dos 13, na Bajouca, tendo passado pela Serra de Sicó, Lousã, Arganil, subindo depois em Seia, até chegar à Serra da Estrela.

Esta não foi a primeira estafeta promovida pelo GAU, que organizou já seis estafetas até Albufeira e uma até Santiago de Compostela.

“No caso desta estafeta até à Serra da Estrela, quisemos superar-nos em termos de dificuldade, já que se trata de um percurso com uma subida elevada até ao ponto mais alto de Portugal Continental”, explica Licínio Silva, treinador do GAU.

Cada atleta, que tinha uma hora agendada para iniciar o percurso, correu durante 30 minutos, passando depois para a bicicleta durante mais 30 minutos. Após uma paragem para descansar, retomava o percurso.

“O desafio até à Serra da Estrela contou com a participação de mais atletas que as outras estafetas até Albufeira e Santiago de Compostela. Dado que estas últimas implicam mais dias para se fazer o percurso, e nem sempre é fácil em termos de disponibilidade profissional e pessoal. Como este desafio até à Serra da Estrela se fez durante uma noite, permitiu a mais atletas participarem”, refere Licínio Silva.

Segundo o treinador do clube da Bajouca, o objectivo passa por “continuar a dinamizar estes desafios”. “É uma forma de ‘fugirmos’ às rotinas dos fins-de-semana, onde predominam as competições. Aqui não há competição, apenas união, convívio e o desafio da superação”, conclui.