Covid-19

Aumento de casos no distrito de Leiria relacionado com “ambientes sociais e familiares”

19 dez 2020 11:45

Comissão Distrital de Protecção Civil de Leiria analisou a evolução epidemiológica dos primeiros 16 dias de Dezembro

aumento-de-casos-no-distrito-de-leiria-relacionado-com-ambientes-sociais-e-familiares
Forças de segurança reforçam efectivo para fazer cumprir medidas decretadas para o Ano Novo
Ricardo Graça

O aumento de casos no distrito de Leiria nos primeiros 16 dias de Dezembro está relacionado com “ambientes sociais e familiares”. Esta foi uma das conclusões da última reunião da Comissão Distrital de Protecção Civil (CDPC) de Leiria, na sexta-feira.

Segundo uma nota de imprensa assinada por Gonçalo Lopes, presidente da  CDPC e do Município de Leiria, foi “reconhecido um agravamento no número de concelhos em risco elevado e muito elevado”.

Da análise da situação epidemiológica efectuada pelos Agrupamentos de Centros de Saúde foi referenciado o aumento do número de casos confirmados de Covid-19, nos últimos dias, “com especial incidência em ambientes sociais e familiares”.

“As visitas efectuadas às instituições de resposta social, as quais se têm vindo a adaptar às necessidades previstas nos respectivos planos de contingência” foi um dos aspectos apontados como positivo.

A CDPC foi informada da disponibilidade dos municípios em colaborar com as autoridades de saúde, com vista ao reforço da capacidade de rastreio, designadamente para realização de inquéritos epidemiológicos, para rastreio de contactos de doentes com SARS-CoV-2 e seguimento de pessoas em vigilância activa.

Na reunião foi divulgado ainda que existem 25 Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e outras instituições de resposta social com casos activos confirmados, de acordo com as informações prestadas pela directora do Centro Distrital de Segurança Social.

Continua a ser realizado o rastreio aos colaboradores das ERPI, o que tem “permitido identificar alguns casos positivos de Covid-19”, refere o documento.

Um dos problemas apontados pela directora da Segurança Social foi a dificuldade na contratação de recursos humanos para garantir a operacionalidade da Brigada de Intervenção Rápida, em casos de disfunção em algumas instituições.

A comissão também referiu os contrangimentos em garantir pessoal médico e de enfermagem para acompanharem os doentes admitidos na Estrutura de Apoio de Retaguarda de Leiria.

Os elementos que integram a comissão analisaram ainda as medidas determinadas pelo Governo para o período de Natal e de Ano Novo. As forças de segurança revelaram que, além do dispositivo normal nesta época do ano, o “mesmo será reforçado para fiscalização das medidas agora decretadas”.

Sobre a vacinação Covid-19, Gonçalo Lopes e o representante dos municípios manifestaram a disponibilidade em colaborar na preparação e operacionalização da campanha de vacinação, disponibilizando meios e recursos de âmbito municipal, no apoio às autoridades de saúde, refere ainda a nota de imprensa.