Sociedade

Aumentou viagens, linhas e rede de cobertura, mas TUMG é “má decisão”

12 mai 2023 09:00

Presidente de Câmara da Marinha Grande entende que a empresa municipal "prejudica erário público"

aumentou-viagens-linhas-e-rede-de-cobertura-mas-tumg-e-ma-decisao
Transportes urbanos da Marinha Grande contam hoje com uma cobertura de 260 quilómetros
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

Embora tenha apresentado indicadores positivos em 2022, com um aumento dos resultados líquidos e com mais viagens realizadas, face ao ano anterior, Aurélio Ferreira, presidente da Câmara da Marinha Grande, defendeu na última Assembleia Municipal que a TUMG, enquanto empresa municipal, é uma “má decisão do município”, “que prejudica o erário público” e cujo modelo gostaria de ver discutido.

De acordo com o Relatório de Gestão e Contas de 2022 da TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande, documento apresentado naquela assembleia, desde que foi criada, em 2009, até ao momento, a sua rede de cobertura cresceu para 260 quilómetros, com 16 linhas e 402 paragens, servindo as três freguesias do concelho, com recurso a 13 viaturas e 15 efectivos.

Face ao ano anterior, a TUMG apresentou uma evolução positiva, com aumento global de passageiros (mais 112.944), o que correspondeu a uma subida de 58,72%, em relação a 2021. O volume de negócios também cresceu em 2022 (mais 54,2% do que em 2021), superando os 530 milhões de euros. E obteve resultados líquidos de mais de 22 mil euros, quando, em 2021, não tinha alcançado os 4 mil euros.

A actividade da TUMG

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ