Sociedade

Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil chumba criação de bombeiros dos Cardosos

22 jul 2024 09:26

Associação não desiste e pede apoio à população

autoridade-nacional-de-emergencia-e-proteccao-civil-chumba-criacao-de-bombeiros-dos-cardosos
Quartel serve as freguesias de Arrabal, Caranguejeira e Santa Catarina da Serra e Chainça

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil deu parecer negativo à criação de um corpo de bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários dos Cardosos. Apesar de recusada a pretensão, a associação garante que não vai desistir e pede o apoio a toda a população para que o sonho seja uma realidade.

Num comunicado enviado ao JORNAL DE LEIRIA, o presidente Nelson Pereira adianta que a "associação tem consciência das dificuldades que o mundo dos bombeiros enfrenta hoje em dia", mas entende que a "criação de um corpo autónomo nesta associação é o caminho certo e corresponde aos anseios dos residentes do sul do concelho de Leiria".

"As populações das freguesias de Arrabal, Caranguejeira e Santa Catarina da Serra - Chainça merecem ter um socorro mais próximo, com redução de tempos de espera, e isso só é possível com um corpo de bombeiros local, com uma presença mais frequente na vida de todos", refere a nota de imprensa.

A instituição sublinha que "não vai recuar na intenção de criar um corpo de bombeiros e está a tomar todas as diligências necessárias junto das entidades competentes de modo a ultrapassar esta decisão, em estreita colaboração com o Município de Leiria".

"Pedimos o apoio de todos para uma luta que não é apenas da direcção, mas de todos os residentes do sul do concelho de Leiria", apela o comunicado assinado pelo presidente.