Sociedade

Avança a requalificação da Marquês de Pombal e da Gualdim Pais

20 ago 2022 14:37

Pombal projecta melhoramentos em estabelecimentos de ensino

avanca-a-requalificacao-da-marques-de-pombal-e-da-gualdim-pais
Financiamento a 100% anunciado para ambos os estabelecimentos
DR
Jacinto Silva Duro

Na última reunião da Câmara de Pombal, a vereadora Odete Alves (PS), solicitou ao presidente da autarquia, Pedro Pimpão (PSD), que revelasse quais são os estabelecimentos escolares que a Câmara Municipal de Pombal assinalou como prioritários para receber obras de requalificação.

A vereadora sem pelouros anunciara, momentos antes, que um acordo entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios tinha permitido a atribuição da condição de “escola de intervenção urgente” à Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Marquês de Pombal.

Em resposta, Pimpão explicou que as escolas Marquês de Pombal e Gualdim Pais, que passarão a ser da responsabilidade do Município de Pombal, devido ao processo de delegação de competências nas autarquias, serão contempladas por uma futura linha de financiamento.

“Há projectos para ambas as escolas, porém na Marquês de Pombal, houve a necessidade de o agrupamento escolar fazer melhorias ao projecto.”

A Gualdim Pais, segundo o autarca, necessita de melhorias ao nível do desempenho acústico, entre outras condições.

“A boa notícia é que teremos o financiamento a 100% para os dois investimentos."

O valor previsto para os trabalhos nos estabelecimentos de ensino, é de três a quatro milhões de euros, em cada.

“Temos de perceber as enormes responsabilidades financeiras que vamos ter no domínio da educação”, fez notar.

No âmbito do 1.º Ciclo, a única escola que a autarquia identificou como necessitando de intervenção mais profunda, foi a Conde de Castelo Melhor, que também tem um projecto e cujo custo deverá ser superior a três milhões de euros.

“É um valor significativo e não temos nenhuma linha de financiamento comunitário para o suportar”, admitiu Pedro Pimpão.