Viver
"Pedro e o Lobo" reinterpretado em formato contemporâneo na Casa Varela
Residência artística reinterpreta obra-prima de Sergei Prokofiev
Uma versão interdisciplinar e contemporânea da obra-prima Pedro e o Lobo, do compositor russo Sergei Prokofiev é a aposta da Associação de Artes Ideias Ousadas para um mês de residência artística, na Casa Varela, em Pombal.
A reinterpretação da peça passa por envolver o público num processo criativo, descrevendo uma paisagem e uma comunidade através de uma narrativa.
"Desenvolvido em roda de instrumentos de sopro, o projecto é constituído por um quinteto onde cada instrumentista, músicos profissionais, desempenha uma personagem da história: a flautista Ana Domingues será o passarinho; a oboísta Sofia Brito, a pata; no clarinete Daniela Massano será o gato; o fagotista José Domingues, o avô; e o trompista Sebastião Reis, o lobo. A narração está a cargo de Ana Cabral", revela o Município de Pombal, que co-financia a iniciativa, através da Casa Varela – Centro de Experimentação Artística.
O grupo de música de câmara pretende partilhar com as famílias intimidade, criando uma aproximação, "através de cada instrumento ao representar uma personagem distinta e visualmente clara".
A residência contará uma apresentação, hoje, às 14:30 horas, a 63 utentes da Santa Casa da Misericórdia de Pombal.
No dia 28 de Setembro, haverá uma apresentação para os alunos das escolas do concelho, seguindo-se no dia 1 de Outubro um concerto destinado a famílias.