Sociedade

Aviso laranja de mau tempo para o distrito de Leiria

3 jan 2016 00:00

O distrito de Leiria junta-se a Guarda, Bragança, Viseu, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Braga num aviso Laranja devido à chuva e mau tempo no mar

aviso-laranja-de-mau-tempo-para-o-distrito-de-leiria-2756

Estes distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja na segunda-feira devido à previsão de chuva forte e agitação marítima, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA refere que, para os distritos de Lisboa e Leiria, o aviso vigora entre as 12 e as 18 horas e para os restantes distritos entre as 09 e as 15 horas devido à previsão de ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir 8 a 10 metros de altura máxima. 

 O aviso Laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado à população que se mantenha ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Protecção Civil.

Para segunda-feira, o IPMA prevê céu muito nublado, com períodos de chuva, por vezes forte e persistente nas regiões norte e centro e alto Alentejo, passando gradualmente aregime de aguaceiros a partir do início da tarde. 

Existe ainda possibilidade de ocorrência de trovoada e queda de neve nas regiões norte e centro acima de 1200/1400 metros a partir da tarde, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros.

A temperatura mínima também sofrerá uma descida acentuada ao longo de segunda-feira.