Viver

Avoengo

31 mar 2016 00:00

Ninjas & Princesas, por Rita Gomes

Fotografia: Ricardo Graça

Sempre quis usar esta palavra! Num título então, upa, upa! Os meus filhos têm os melhores avós do mundo. Eu sei, os vossos filhos também… mas os meus têm mesmo, não estou a brincar… eu explico…

Os avós dos meus filhos estão sempre presentes e disponíveis para eles, desde a hora em que nasceram, antes mesmo de nascerem, um deles até durante o nascimento (ossos do ofício). Gostam deles, naturalmente, mas não só porque são netos e é obrigatório gostar… gostam muito e fazem questão de fazer parte da sua vida, todos os dias.

Telefonam só para saber como é que eles estão (mesmo quando não estão doentes, todos os dias e mais do que uma vez por dia se estiverem), aparecem lá em casa sem avisar, só porque “já há muito tempo” que não viam os meninos, ou seja, passaram dois dias sem os ver, têm sempre saudades deles, mesmo vivendo na mesma cidade e, cada um à sua maneira, investem muito tempo na relação com os netos.

Porque sim, porque gostam, porque conseguem, porque moldaram a sua vida em função destes novos pirralhos que passaram a fazer parte dela, com laços mais próximos do que alguma vez imaginaram ser possível, depois da paternidade.

Costuma- se dizer que os avós são pais duas vezes, mas eu não concordo muito com esta afirmação. Quem nunca soube ser pai dificilmente será um bom avô. Os avós são avós, não são pais, com tudo o que isso implica.

É um amor igualmente enorme mas diferente, menos preocupado mas sem deixar de o ser, mais cúmplice, mas também disciplinador quando a situação assim o exige. Os avós dos meus filhos ficam com eles quando é preciso, mas também quando não é preciso.

Vão buscá-los à escola quando é preciso, mas também só porque podem, só porque lhes apetece, só porque conseguiram sair mais cedo do trabalho e lá vão eles (sim, os avós são novos e ainda trabalham).

Os avós dos meus filhos planeiam as férias de maneira a conseguir estar com os netos, vão com eles ao parque, incentivam-nos a brincar na natureza, levam-nos à praia, fazem puzzles, gostam de lhes ler histórias e ver desenhos animados, dão-lhes prendas, dão-lhes doces, andam com eles de comboio, levam-nos a apanhar musgo, dão-lhes experiências importantes.

Fazem tudo por eles e com eles, mas ainda assim não os estragam com mimos. Sabem bem o que é bom para os netos. E os netos retribuem. Sabem bem quem é bom para eles. E os pais agradecem. Obrigada.