Sociedade
Baía de São Martinho coberta de espuma castanha
Aparência da praia justificada com fenómeno natural
A espuma castanha que por estes dias está a cobrir a baía de São Martinho do Porto, em Alcobaça, está a suscitar preocupação entre os moradores. Contudo, há quem justifique a aparência da praia com um fenómeno natural.
Wilson Lourenço, que tem casa em S. Martinho do Porto, está revoltado com a espuma castanha que tem coberto a baía, situação que atribui à actividade das suiniculturas que, aproveitando dias de chuva, terão por hábito deitar dejectos aos rios, que chegam até aquela praia. Já o presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto explica ao JORNAL DE LEIRIA que esta situação em concreto não tem a ver com a actividade das suiniculturas, mas com a actividade da Navigator Company, na Figueira da Foz.
O autarca salienta que, em resultado da actividade daquela fábrica, há espuma do género em várias praias da região, sendo que em S. Martinho do Porto, devido à finura da areia, é mais difícil a sua absorção.
Contactada pelo JORNAL DE LEIRIA, a Navigator Company explica que a situação apresentada não está relacionada com a sua actividade, “mas antes com um fenómeno natural que é ciclicamente observado”.
“No Inverno, o aporte de nutrientes à zona costeira é feito através das el
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.