Viver

Bailarinos de Leiria brilham em Paris num dos mais importantes concursos do mundo

16 nov 2021 09:52

Francisco Gomes conquista o Grand Prix na meia-final de Paris do Youth America Grand Prix (YAGP) 2022, o Conservatório Annarella Sanchez é considerado a melhor escola e há vários primeiros prémios em diferentes categorias

bailarinos-de-leiria-brilham-em-paris-num-dos-mais-importantes-concursos-do-mundo
Em Paris, na meia-final do YAGP 2022
Imagem cedida por Annarella Sanchez

Os alunos do Conservatório Annarella Sanchez voltaram a brilhar no estrangeiro ao mais alto nível, desta vez na semi-final de Paris da competição internacional Youth America Grand Prix (YAGP) 2022, que se apresenta como a maior rede global dedicada à dança e ao desenvolvimento de bailarinos entre os 9 e os 19 anos de idade.

Em cada temporada, acolhe em Nova Iorque mais de 1.200 talentos de todo o mundo que estão entre os mais promissores na sua geração.

“Talvez o mais famoso concurso para escolas de dança clássica e contemporânea”, resume Dias Marques numa publicação partilhada nas redes sociais por Annarella Roura Sanchez, fundadora e directora do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, a funcionar em Leiria.

Entre os seniores, Francisco Gomes, 18 anos, conquistou o Grand Prix, na cerimónia realizada domingo, 14 de Novembro.

Veja o vídeo:

No escalão sénior feminino, Rei Fukuyama, de 15 anos, obteve o primeiro lugar na categoria dança clássica.

No escalão sénior masculino, Samuel Pereira, 15 anos, venceu a categoria dança contemporânea e João Xavier, 16 anos, a categoria dança clássica, em que Pedro Marques, 16 anos, e Darius Tamosi, 15 anos, garantiram, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar.

No pas de deux, os três prémios ficaram para Leiria: Rei Fukuyama e Francisco Gomes em primeiro lugar, Margarida Gonçalves e Justin Popa em segundo e Rei Fukuyama e Paolo Palumbo no terceiro.

No escalão júnior, Valentim Matias, de 12 anos, alcançou o terceiro lugar na categoria dança clássica.

No escalão pré-competitivo, terceiro lugar em dança contemporânea para Madalena Pereira, de nove anos.

O Conservatório Annarella Sanchez recebeu ainda o primeiro prémio para o conjunto de coreografias apresentadas e foi considerada a melhor escola, com o Outstanding School Award.

“Os melhores classificados nesta semi-final (e nas restantes que se realizam em várias cidades do mundo) estão apurados para a final, que se realizará em Abril de 2022, nos Estados Unidos da América”, lê-se na publicação partilhada por Annarella Sanchez.

“No início da cerimónia, houve um desfile de todos os concorrentes, que, agrupados por escolas, se foram sucedendo no palco, por ordem alfabética do nome da escola. Mas os alunos do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, de Leiria, eram tantos que não desfilaram no lugar que lhes competiria segundo o alfabeto. Na verdade, quando o pano abriu, já ali estavam eles, no palco, para receber os aplausos do público”, assinala Dias Marques, no mesmo texto.

“Foi esse possivelmente o momento que mais me impressionou naquela sessão. Uma imagem assim, protagonizada por uma escola portuguesa, teria sido impossível há cinco anos, e, mais ainda, há dez. Mesmo que o que se seguia (o anúncio dos prémios) não fosse bom (e, pelo contrário, foi óptimo para os alunos desta escola), tal não tiraria o gosto daquele momento histórico. Uma escola portuguesa, para mais situada longe dos grandes centros urbanos, conseguiu o prodígio de ser aquela que mais alunos levou a esta semifinal e, além disso, obteve um impressionante palmarés”, sublinha.