Desporto

Bairro dos Anjos anuncia despedimento de coordenador da natação de competição

4 out 2022 11:22

Em causa queixa apresentada por atleta contra João Paulo Fróis

bairro-dos-anjos-anuncia-despedimento-de-coordenador-da-natacao-de-competicao
João Paulo Fróis
Ricardo Graça/Arquivo

A Associação Desportiva Cultural e Recreativa do Bairro dos Anjos anunciou o despedimento do coordenador da natação de competição do clube, por alegadamente "sujeitar um atleta jovem a humilhação pública e abandono em território estrangeiro, durante a participação numa competição de natação em Badajoz".

Num comunicado, o Bairro dos Anjos (BA) explica que a decisão, que tem direito a contestação, resulta do processo que teve origem na queixa apresentada por um pai de um atleta e após terem sido realizadas "averiguações que permitiram à Direcção do BA concluir haver convicta razão para a sua decisão".

"Foi em defesa do seu atleta de 14 anos, ouvidos os intervenientes e testemunhas, que a Direcção do BA o fez, clarificando que em qualquer circunstância o faria se os actos imputassem outros atletas, mesmo aqueles que agora decidiram abraçar a modalidade noutro clube", salienta a nota de imprensa.

O BA explica ainda que decidiu de "forma diferente em relação" aos outros técnicos que também foram alvo de acusações por parte do pai, uma vez que o clube entendeu "haver maior responsabilidade do ex-coordenador e porque a este já em território português, foram acrescentados um acto de desobediência e uma alegada tentativa de dissuadir testemunhas a não exercerem esse direito, com alegada ameaça de expulsão do seu educando, outro atleta do BA".

Segundo o clube, a Direcção "nunca referiu qualquer impedimento legal para o seu ex-coordenador contactar com crianças". No entanto, "por via da suspensão optou por não permitir o contacto com os seus atletas em contexto de actividade enquadrada por este clube".

O BA adianta ainda que a Direcção "continua a aguardar serenamente que o processo de queixa-crime seja resolvido em tribunal, recordando que a queixa incide sobre factos alegadamente ocorridos em Badajoz e a posteriori em Leiria, não havendo qualquer referência ao currículo do treinador despedido, que a confirmarem-se os factos, a mancha sobre o seu passado é da sua inteira responsabilidade".