Viver

Banda de Alcobaça e Ccer Mais (de Leiria) vão receber quase milhão e meio de euros da DGArtes

21 dez 2022 11:37

A cooperativa ligada à Omnichord (de Leiria) ganhou um apoio de 480 mil euros e a Banda de Alcobaça viu aprovada uma candidatura no valor de 960 mil euros

banda-de-alcobaca-e-ccer-mais-de-leiria-vao-receber-quase-milhao-e-meio-de-euros-da-dgartes
Sean Riley durante um concerto numa escola em Leiria, na primeira edição do projecto A Música Dá Trabalho, da cooperativa Ccer Mais
Ricardo Graça

É o maior montante alguma vez indicado pela Direcção Geral das Artes (DGArtes) para contemplar a Ccer Mais. E é a primeira vez que a cooperativa de Leiria (ligada à Omnichord) vê uma candidatura aprovada no concurso de apoio sustentado às artes, no caso, na modalidade de programação e bienal.

São 480 mil euros, em dois anos, que vão permitir criar postos de trabalho e dar continuidade a projectos que decorrem em vários concelhos, incluindo fora da região.

Entretanto, também no concurso de apoio sustentado às artes – programação, mas na modalidade quadrienal, a Banda de Alcobaça, que organiza o festival Cistermúsica, entre outras acções, viu aprovada a candidatura que apresentou à DGArtes, no valor de 240 mil euros por ano, totalizando 960 mil euros.

Este apoio, para o período 2023—26, permitirá a concretização do mais ambicioso plano de actividades da ABA, num projecto que, segundo a avaliação desta entidade, apresenta “evidências de qualidade e pressupostos de excelência”. O plano contempla o reforço dos emblemáticos Cistermúsica — Festival de Música de Alcobaça e Gravíssimo! — Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça, e introduz novíssimas propostas, marcadas por um alargamento territorial e artístico, tais como o PAMCA — Plano de Acções de Mediação Cultural e Artística, o Cistermúsica Sacra e a recuperação do Festival de Ópera de Óbidos, que serão divulgadas com maior detalhe em momento oportuno”, refere a Banda de Alcobaça, em comunicado.

A candidatura Movimentos Alternativos para Práticas Artísticas, da Ccer Mais, engloba, por exemplo, o projecto A Música Dá Trabalho (que apresenta as profissões da indústria da música nas escolas, com bandas a tocar ao vivo), o festival Nascentes (realizado na aldeia de Fontes) e o ciclo Capítulo, que em 2022 levou concertos ao Museu de Leiria.

Segundo Hugo Ferreira, da Ccer Mais, a cooperativa de Leiria pretende “apresentar todo o plano de actividades no início do ano”, mas é certo que “grande parte da verba” se destina a “programação”, ou seja, será distribuída por terceiros, sejam artistas, técnicos, empresas ou outras entidades.

Por outro lado, o financiamento agora garantido junto da DGArtes possibilita a criação de quatro postos de trabalho e o “aumento da estrutura” da Ccer Mais, que ficará com 15 pessoas.

* Notícia actualizada às 12:06 minutos para acrescentar o quarto parágrafo