Sociedade

Banda de Alcobaça vai ter casa nova

8 set 2021 09:42

Associação adquire terreno para construção de futuras instalações

banda-de-alcobaca-vai-ter-casa-nova
Associação tem projectado região no campo da música e da dança
DR
Daniela Franco Sousa

A ABA - Banda de Alcobaça - Associação de Artes assinou o contrato promessa de compra e venda para a aquisição do terreno contíguo às suas actuais instalações.

Deste forma, congratula-se a associação, é dado o primeiro passo na concretização de um dos mais estruturantes objectivos da instituição: a construção de um edifício que permita ultrapassar as insuficiências ao nível de salas de aula e outros espaços indispensáveis ao bom funcionamento quer das suas escolas (Academia de Música de Alcobaça e Academia de Dança de Alcobaça), quer da Banda Sinfónica de Alcobaça e outros projectos artísticos e sociais que envolvem, anualmente, mais de 3000 alunos/utentes.

"De salientar que esta aquisição conta com a parceria do Município de Alcobaça, que ontem mesmo, em reunião de Câmara, deliberou por unanimidade conceder um apoio financeiro decisivo para que a Banda de Alcobaça possa concluir a referida aquisição, reconhecendo assim a urgência de dar uma resposta para o presente e futuro desta instituição face à dimensão, quantitativa e qualitativa, das actividades desenvolvidas nos últimos anos, em particular no que respeita ao ensino artístico especializado de música e dança", frisa a associação em comunicado.

"As actuais instalações da Banda de Alcobaça, situadas no 1.º piso do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, foram cedidas pelo Município em 2001, ou seja, em momento anterior à fundação da Academia de Música de Alcobaça, que iniciou o seu funcionamento no ano letivo de 2002-2003. Ora se a lotação máxima autorizada então para estas instalações (18 alunos), que comportam apenas seis salas de aula e um espaço adaptado para a direcção/secretaria/atendimento, foi rapidamente atingida nos primeiros anos da Academia de Música de Alcobaça, hoje com a frequência de mais de 560 alunos só nos cursos de música, a situação é totalmente insustentável", refere ainda.

"Assim, para garantir o bom funcionamento da sua actividade, a Banda de Alcobaça viu-se obrigada a recorrer a vários contratos de arrendamento de outros espaços que, além de constituírem um pesado esforço financeiro, não permitem a consolidação e expansão pretendidas para um projecto educativo, artístico e cultural, que apesar das muitas provas dadas, pretende ser ainda mais ambicioso", prossegue.

"A aquisição do terreno, com uma significativa área de edificação, é, portanto, um momento histórico para a Banda de Alcobaça, constituindo mesmo a realização de um sonho antigo. Não obstante, a Direcção da Banda de Alcobaça tem plena consciência que o passo seguinte, a obtenção de financiamento para a construção de um edifício moderno que concentre, no essencial, todas as valências já oferecidas à comunidade e que, além do mais, possa dotar Alcobaça e a região de um novo equipamento educativo e cultural de referência, não será menos complexo", sublinha.

"Estamos, no entanto, convictos que, em articulação com o Município de Alcobaça e outras entidades públicas e privadas, a nova sede da Banda de Alcobaça/Academia de Música de Alcobaça será uma realidade num futuro próximo", remata.