Sociedade
Batalha aprova meio milhão de euros para revitalizar economia local
Entre as medidas previstas pelo Município, está a antecipação de pagamentos a fornecedores locais.
O Município da Batalha aprovou, hoje, um plano financeiro de meio milhão de euros para apoiar a revitalização da economia local e minimizar as “consequências ainda incalculáveis” da pandemia na economia e no emprego.
Em comunicado, a Câmara adianta que esta medida financeira será concretizada no imediato “através da antecipação dos pagamentos a fornecedores locais, retoma do plano de obras previstas, aquisição de fornecimentos, prestação de serviços” e do “processamento de apoios e prestações sócio-culturais”.
A mesma nota revela que na deliberação aprovada foi também confirmada a realização de investimentos no valor global de 2,2 milhões de euros, nomeadamente a requalificação do antigo campo de futebol para Parque de Eventos Santa Maria da Vitória, a requalificação do Largo da Praça da Fonte, no Reguengo do Fetal, a reabilitação de pavimentos e estradas, a substituição da conduta de água e a reabilitação edifício "Casa da Obra” para residência de estudantes.
“Ainda estamos fortemente empenhados em combater a evolução da Covid-19, havendo investimentos importantes a realizar no apoio às famílias, no acompanhamento dos idosos e para o reinício das aulas. No entanto, é essencial revitalizar a economia local e manter os empregos”, salientou o presidente da Câmara citado na nota de imprensa.
Para Paulo Batista Santos, “tão importante como prevenir o contágio da Covid-19, será relançar a vida em sociedade, com as precauções necessárias, mas garantindo condições de sustento para as famílias e de sobrevivência para as empresas”.
Na reunião de executivo realizada hoje, a Câmara aprovou também por unanimidade um voto de louvor e agradecimento aos “heróis do momento”: profissionais de saúde, forças de segurança, bombeiros, protecção civil e operacionais do ambiente, “que estão a dar o seu melhor na linha da frente”.
A pandemia de covid-19 já levou ao Município da Batalha a activar o Plano Municipal de Emergência e tomar outras medidas com o objectivo de de minimizar os riscos e os danos de quem vive e trabalha no concelho.