Sociedade

Batalha investe três milhões de euros em saneamento

27 jun 2016 00:00

Obras a executar até ao final de 2018.

batalha-investe-tres-milhoes-de-euros-em-saneamento-4482

A Câmara da Batalha vai investir, até ao final de 2018, cerca de três milhões de euros na construção e beneficiação de redes de saneamento.

A autarquia acaba de apresentar quatro candidaturas a fundos comunitários, no âmbito do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), mas o presidente do município, Paulo Batista Santos assegura que “são investimentos para concretizar”.

“Em vez de fazer estradas ou rotundas, preferimos fazer saneamento”, afirma o autarca, em declarações ao Jornal de Leiria, adiantando que acredita na aprovação das candidaturas apresentadas.

A execução dos projectos agora submetidos ao POSEUR permitirão ao município atingir, no final de 2018, uma taxa de cobertura de saneamento entre os 80 e os 85%, sendo que o valor actual ronda os 73%.

Os projectos apresentados prevêem investimentos nas quatro freguesias na execução de ligações entre os sistemas em alta e em baixa e permitirão o reforço da “cobertura na vertente do saneamento de águas residuais”, refere um comunicado da câmara.

Além do reforço da rede em várias localidades do concelho, prevê-se a conclusão da rede de saneamento na freguesia de São Mamede, cujas ligações ao emissário principal “estão por concluir há vários anos”.

Segundo a autarquia, os projectos em causa abrangerão 605 fogos, a que “corresponde uma população potencial de cerca de 1.500 habitantes”.

Leia mais na edição impresa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.