Sociedade

Batalha oferece cadernos escolares de actividades aos alunos do concelho

2 ago 2022 10:08

Medida engloba o ensino básico e o secundário e abrangerá cerca de 1.400 alunos.

batalha-oferece-cadernos-escolares-de-actividades-aos-alunos-do-concelho
Em alguns casos, os cadernos de actividades chegam a custar "mais de 60 euros" por aluno

Para o próximo ano lectivo, o município da Batalha volta a oferecer cadernos de actividades aos alunos do concelho.


Segundo um comunicado da autarquia, medida abrange os estudantes do concelho que frequentam a rede pública, do ensino básico ao secundário, incluindo os alunos que "não tendo a oferta formativa da sua preferência disponível no Agrupamento de Escolas da Batalha, frequentam outros estabelecimentos de ensino localizados" em municípios limítrofes.


A câmara estima que a medida beneficie cerca de 1.400 alunos, o que envolverá um investimento a rondar os 70 mil euros. "Constitui-se como um relevante apoio às famílias do concelho, representando nalguns ciclos de ensino, mais de 60 euros por aluno", realça a autarquia, em comunicado.

Citado nessa nota, o presidente da câmara, Raul Castro refere que, apesar se se tratar de "uma verba significativa para o orçamento municipal", a medida traduz-se numa "ajuda muito significativa para os agregados familiares”.

Para poder beneficiar da oferta, basta preencher um formulário online disponibilizado pelo município com dados relativos ao aluno e à morada.

Naquela nota de imprensa, a autarquia salienta que, além da oferta dos cadernos de fichas, irá manter os apoios relativos à natalidade, nomeadamente a atribuição do valor de um IAS - indexante de apoios sociais, fixado em 2022, em 443,20€, mediante o regulamento em vigor.

Quanto ao apoio à frequência de creche, e "atendendo ao princípio da solidariedade e da subsidiariedade", a câmara tenciona "reforçar o apoio às famílias em situação financeira mais vulnerável". Neste caso, haverá, no entanto, alterações, com a autarquia a anunciar que as declarações dos rendimentos dos agregados passarão a ser analisadas "sempre que se justifique", para "melhor determinar o apoio financeiro do município". O objectivo é "tornar a medida do apoio mensal à creche mais justa e equitativa", explica a nota da câmara.