Viver
"Batalha Real" celebra os 640 anos do conflito que opôs dois monarcas em São Jorge
Armazém das Artes, em Alcobaça, acolhe mostra com tela de António Cassiano Santos

"Batalha Real", de António Cassiano Santos, tela que “assinala o aniversário da Batalha de Aljubarrota com uma abordagem contemporânea, simbólica e provocadora” tem inauguração marcada para o dia 14 de Agosto, às 17:30 horas, em Alcobaça.
No dia em que se celebram os 640 anos da também chamada Batalha Real, por ter oposto os reis D. João e D. Juan, de Portugal e Castela, respectivamente, o Armazém das Artes apresenta uma nova proposta artística com o mesmo nome, que mergulha nas memórias e nos imaginários da história de Portugal.
Assim, "Batalha Real" é uma pintura de grande formato da autoria de António Cassiano Santos que, a partir de mitos, lendas e factos, “nos transporta para uma nova leitura do passado, e do presente, num campo de batalha onde a contemplação ainda tem lugar”, refere uma nota de imprensa.
A obra ficará patente em exposição até 1 de Março de 2026, como convite à reflexão sobre identidade, resistência e cultura.
O autor, António Cassiano Santos, destaca “a resistência vencedora” que inspira a obra.
“É mais um caso de 'nós contra eles', onde graças à resiliência e ao engenho se repete o arquétipo de David e Golias” e acrescenta que o reinterpretar alegórico da Batalha de Aljubarrota “resulta da procura pela reinserção dos valores patrióticos na cultura portuguesa, garantindo que não se afasta a realidade da mescla cultural que caracteriza a nossa sociedade”.