Desporto
Beatriz Castelhano e Raquel Gomes no top-10 europeu em sub-23
A estafeta feminina, o lançamento do disco, os 10 mil metros marcha e os 400 metros barreiras contaram com atletas da região

Como habitual, a região de Leiria voltou a mostrar a sua força nos Campeonatos Europeus de sub-23 com a presença de atletas que se destacaram entre os melhores.
Um dos destaques da prestação lusa foi a prova da estafeta feminina de 4x100 metros, da qual Beatriz Castelhano, natural das Caldas da Rainha, faz parte. O quarteto composto ainda por Rita Barbosa, Lurdes Oliveira e Joana Dias garantiu o 6.º lugar na final e estabeleceu um novo recorde nacional de sub-23, na fase de quali ficação.
Com o tempo de 44,21 segundos, as atletas superaram a anterior marca, fixada no mês passado, por 60 centésimos, resultado que assegurou também a presença na final.
“Estamos muito satisfeitas. Todo o empenho, espírito de equipa, coesão, superação e foco fizeram com que tudo se conjugasse da melhor forma e que o recorde nacional aparecesse”, partilhou o grupo no final da corrida. Beatriz Castelhano é treinada por Carlos Matos João na ACDR Arneirense.
No lançamento do disco, também Raquel Gomes obteve bons resultados. A atleta da Juventude Vidigalense lançou o engenho a 48,95 metros, alcançou o 10.º lugar na final e cumpriu o sonho de pisar este palco europeu.
“O meu objectivo para hoje [domingo] era tentar alcançar um novo recorde pessoal e lançar o mais longe possível. No cenário ideal, esperava conseguir aceder aos três últimos lançamentos. Infelizmente, não foi possível, pois não me encontrei nos meus melhores dias. Ainda assim, procurei dar o meu máximo e arriscar”, confessou a jovem de Leiria, citada pela Federação Portuguesa de Atletismo.
Raquel Gomes mostrou-se “orgulhosa” pelo seu desempenho, nesta que foi a sua estreia, nos Campeonatos Europeus de sub-23. “Era um sonho que alimentava há muito tempo e sinto-me verdadeiramente feliz por o ter concretizado”, acrescenta.
Oriundo do Clube de Atletismo da Marinha Grande, Tiago Sucena mostrou que é uma certeza nos 10 mil metros marcha. Terminando a prova em 21.º lugar, o atleta bateu o seu recorde pessoal, com o tempo de 43.06,14 minutos.
“Foi muito bom bater o recorde pessoal por mais de um minuto e 20 segundos. O grande objectivo da época passava por entrar na casa dos 43 minutos. Consegui alcançá-lo e isso dá-me ainda mais motivação para continuar a trabalhar”, afirmou o jovem.
Nos europeus de sub-23 esteve ainda Sofia Lavreshina. A jovem de Pombal, treinada por Carlos Silva, no Sporting CP, ficou em 5.º na meia-final dos 400 metros barreiras, com a marca de 57,73 segundos, e ficou fora do apuramento directo e da repescagem por tempos.
“Não sinto que tenho o dever cumprido”, mencionou. “Sabia que tinha capacidades para chegar à final, sabia que estava entre as melhores, e agora sinto-me desapontada por não ter conseguido esse objectivo”, observou, na zona mista.
Os Campeonatos da Europa de sub-23 realizaram-se nos dias 19 e 20 de Julho, em Bergen, Noruega.