Desporto

Bicicleta construída com peças de todos quer dar asas ao sonho de um ucraniano

2 mai 2022 09:00

Surpresa pretende mostrar o lado solidário do BMX

bicicleta-construida-com-pecas-de-todos-quer-dar-asas-ao-sonho-de-um-ucraniano
Luís Boal construiu a bicicleta com peças oferecidas
DR
Patrícia Carreira Gonçalves

Num ‘skateparque’ cheio de jovens houve um rapaz que se destacou por pedir a bicicleta emprestada sempre que alguém parava de andar e surpreendeu com a facilidade ao fazer manobras. Em inglês, confidenciou que fugiu com a mãe da Ucrânia, onde ficou o pai. A história marcou Luís Boal que não pensou noutra coisa no regresso a casa, entre as Caldas da Rainha e o Alqueidão da Serra, em Porto de Mós.

“No dia a seguir acordei e pensei: se o significado do BMX é união, por que não montar uma bicicleta para o rapaz?”.

A ideia deu aso a uma publicação nas redes sociais e em menos de duas horas foram recolhidas todas as peças necessárias.

“O apelo pedia a doação de peças ou dinheiro e houve até quem se oferecesse para pagar a bicicleta completa, mas as peças oferecidas foram mais do que suficientes”, conta o jovem que rapidamente começou a seleccionar o melhor material para construir uma bicicleta.

“O objectivo é construir uma ‘bike’ profissional que esteja ao nível dele”, explica, quem fala “com regularidade” com o rapaz que “faz vídeos com várias bicicletas emprestadas e confidenciou que seria um sonho ter uma bicicleta cá”.

O rapaz é Andriy, tem cerca de 20 anos, está a viver nas Caldas da Rainha e ainda não sabe que “o BMX mostrou que a união faz a força” ao ligar o País de Norte a Sul nesta recolha de material.

“Vai ser uma surpresa. Tal como os atletas que recebem de surpresa o capacete da marca que os vai representar, a ideia é chegar ao ‘skateparque’ na bicicleta, deixar o rapaz andar, perguntar se gostou de andar na bicicleta e oferecer-lhe”, confidencia.

Ciente de que “podem existir mais casos destes em Portugal”, Luís Boal não descarta a possibilidade de replicar o gesto a mais pessoas porque defende que “ninguém deve ser impedido de viver os seus sonhos”. “Todas as pessoas têm o direito de sonhar e, para mim, é o sonho que comanda a vida”, acrescenta com a esperança que a bicicleta que está praticamente pronta “o faça sorrir”.