Sociedade

Biólogo usa a fotografia para alertar para as ameaças aos oceanos

22 mai 2021 12:02

Investigador no Politécnico de Leiria, Nuno Rodrigues já publicou na National Geographic.

Nuno Rodrigues é um dos poucos fotógrafos portugueses de conservação
Nuno Rodrigues é um dos poucos fotógrafos portugueses de conservação
DR
Corais das Berlengas
Corais das Berlengas
Nuno Vasco Rodrigues
Maria Anabela Silva

Nasceu e cresceu longe do mar, em Abrantes e Coimbra, uma distância que, no entanto, não o impediu de fazer do oceano o seu escritório. Formado em Biologia Marinha pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) de Peniche, Nuno Vasco Rodrigues é investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) do Politécnico de Leiria e um dos poucos fotógrafos marinhos portugueses, ou fotógrafo de conservação como prefere ser designado, numa alusão à preocupação ambiental do seu trabalho.

Mais do que a "questão estética" da imagem e o fascínio por mostrar as maravilhas subaquáticas, Nuno Rodrigues procura, através da fotografia, alertar para os problemas ambientais que afectam os oceanos. A imagem serve-lhe de "ferramenta para chamar a atenção para as ameaças ao mundo marinho", seja a poluição provocada pelos plásticos, o aquecimento global, a pesca intensiva ou a destruição de habitats das zonas costeiras.

Essa preocupação está, aliás, bem evidenciada na exposição Nossa Mãe, patente na Biblioteca da ESTM até ao dia 28 de Maio, que junta imagens do mundo marinho captadas pelo fotógrafo e textos de Ana Filomena Amaral, autora de três romances da trilogia com o mesmo nome da mostra.

A sobrepesca e a poluição provocada pelas redes e os impactos que têm na vida marinha são algumas das temáticas abordadas na exposição, onde há também fotografias de corais e de organismos associados a eles, "como lesmas-de-mar, de baleias ou tubarões, feitas na costa portuguesa", revela o fotógrafo, que conta já com quatro imagens suas publicadas na versão portuguesa da conceituada revista Nacional Geographic.

A paixão de Nuno Rodrigues pelo mundo aquático começou "em miúdo", alimen

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ