Sociedade

Bispo considera cartaz do BE sobre adopção “injurioso”

26 fev 2016 00:00

Em declarações à agência Ecclesia, D. António Marto diz que o cartaz do Bloco de Esquerda (BE) sobre a adopção por casais do mesmo sexo é “injurioso” e atinge “o mais íntimo da fé dos crentes”.

bispo-considera-cartaz-do-be-sobre-adopcao-injurioso-3190

Em causa está um cartaz com uma imagem de Cristo no qual se lê “Jesus também tinha dois pais”. A iniciativa pretende assinalar uma data: 10 de Fevereiro de 2016, o dia em que, recorda também o cartaz, o “Parlamento termina discriminação na lei da adopção”.

“É lamentável, de mau gosto e injurioso, uma falta de respeito para com os que crêem”, afirma o bispo de Leiria-Fátima, que é também vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Para D. António Marto, o cartaz divulgado ontem pelo BE “não ajuda nada ao diálogo entre crentes e não crentes, entre as pessoas civilizadas”. O bispo considera ainda que o partido entra por “caminhos inconvenientes que atingem o mais íntimo da fé dos crentes”.

“Todos nós chamamos a Deus Pai, para além do pai da terra. Por isso não tem termo de comparação o que pretendem”, sublinha. “Pensava que a gente do Bloco de Esquerda fosse mais civilizada e tivesse mais respeito pela fé dos outros”, acrescenta o bispo à agência Ecclesia.

Citada pelo jornal Público, Sandra Cunha, deputada do BE, assegura que a ideia do cartaz  não pretende ofender nem a Igreja nem a religião. Segundo diz, é apenas uma forma de “mostrar às pessoas” que “sempre existiram famílias diferentes” e que essa não é uma realidade “nova nem recente”. Os dois pais a que se refere o cartaz são, especifica a deputada, “o pai espiritual e o pai terreno” de Jesus Cristo.

Sandra Cunha sabe que “provavelmente” o cartaz vai gerar polémica, mas considera-a “bem-vinda”, porque faz com que as pessoas discutam o tema, defende.