Economia

Bitcliq com financiamento de 600 mil euros da Indico Partners

15 fev 2019 00:00

Empresa de Caldas da Rainha é responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma com tecnologia blockchain que liga frotas pesqueiras com os seus clientes

bitcliq-com-financiamento-de-600-mil-euros-da-indico-partners-9862
Raquel de Sousa Silva

A Indico Capital Partners, sociedade de capital de risco portuguesa, investiu 600 mil euros na Bitcliq, empresa de Caldas da Rainha responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma com tecnologia blockchain que liga frotas pesqueiras com os seus clientes.

Permite, assim, executar ordens de compra e venda logo que a captura é registada a bordo, usando apenas smartphones. Adicionalmente, a plataforma, que em Portugal se chama Lota Digital, permite a rastreabilidade completa do peixe desde o local de captura até à mesa.

O investimento, liderado pela Indico Capital Partners e com a participação da LC Ventures, vai permitir à Bitcliq concluir a implementação do primeiro marketplace global de peixe baseado em blockchain.

A fase piloto da plataforma já está operacional no porto de Peniche, em cooperação com a Docapesca e com outros parceiros e entidades oficiais, revela um comunicado conjunto das empresas.

Além de possibilitar a conclusão do desenvolvimento da plataforma, o financiamento da Indico vai igualmente permitir a preparação da sua internacionalização, disse ao JORNAL DE LEIRIA Pedro Manuel, que fundou a Bitcliq em 2013 e que espera que o piloto [a funcionar em Peniche] se estenda rapidamente a todo o país e também aos maiores portos de pesca europeus.

“A forma como o peixe é comprado na Europa não se alterou significativamente nos últimos 30 anos. Esta plataforma vai seguramente acrescentar mais eficiência e mais transparência ao conectar os agentes de mercado”, refere o empresário, citado no comunicado.

“O investimento da Indico traz consigo uma enorme experiência dos partners em escalar marketplaces globalmente, pelo que temos muito prazer em tê-los a bordo – literalmente”, adianta Pedro Manuel.

Nos últimos três anos, a empresa sediada nas Caldas da Rainha “tem desenvolvido inúmeros projectos de melhoria de eficiência operacional e de armazenagem de dados em cloud com frotas pesqueiras em África, Ásia e Europa, aperfeiçoando a sua oferta e arrecadando diversos prémios internacionais, como o Green Project Awards e o prémio FLAD EY Buzz USA (iniciativa da

Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Ernst & Young). A empresa portuguesa foi igualmente convidada para participar no Fish 2.0 Innovation Forum que decorreu na Universidade de Stanford, em São Francisco, Calif&oac

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ