Economia

Bordallo Pinheiro convida portugueses a decorar sardinhas para apoiar SNS

2 mai 2020 20:46

Vista Alegre vai vender peças para apoiar Serviço Nacional de Saúde. Acção vai envolver os portugueses, “que são chamados a colocar à prova a sua criatividade, ligando-os, de forma solidária, a esta iniciativa”

bordallo-pinheiro-convida-portugueses-a-decorar-sardinhas-para-apoiar-sns
Nova edição da sardinha da Bordallo Pinheiro será decorada por uma família portuguesa
Ricardo Graça

A Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro vão apoiar o Serviço Nacional de Saúde com base na venda de três peças de porcelana e de faiança, cuja receita reverterá para a aquisição de equipamentos destinados ao SNS.

A acção “pretende envolver os portugueses, que são chamados a colocar à prova a sua criatividade, ligando-os, de forma solidária, a esta iniciativa”, explica o grupo numa nota à imprensa.

A decoração das três peças em cerâmica - uma moldura e uma caneca da Vista Alegre e uma sardinha da Bordallo Pinheiro - vai ter a assinatura das famílias portuguesas, em fase de isolamento social devido à pandemia.

O passatempo a lançar nas redes sociais subordina-se a dois motes: o da Vista Alegre será Uma família alegre em quarentena, e o da Bordallo Pinheiro tem como tema Como será o primeiro dia do fim do isolamento.

“A escolha das três peças surgiu pelo seu simbolismo: a caneca, por ser uma peça de uso diário, de rotina, de todos os dias; a moldura, porque remete para algo que vamos querer guardar nas nossas memórias e, neste caso, será a convivência em família”, explica aquela nota.

Quanto à sardinha, foi escolhida “por ser um símbolo das nossas tradições e que associamos a momentos de convívio e alegria”. “Umas [peças] trazem a segurança do que temos de melhor (a família) e a outra a alegria e a esperança”.

Este passatempo será promovido nas redes sociais e qualquer família poderá candidatar-se, enviando a sua proposta de decoração das peças. Um júri terá a missão de seleccionar uma família vencedora para decoraras peças da Vista Alegre e outra para a sardinha da Bordallo Pinheiro.

Após a selecção dos vencedores passar-se-á ao processo de produção na Vista Alegre, em Ílhavo, e na Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha. As peças serão vendidas na rede de 27 lojas destas marcas, em Portugal, nos clientes retalhistas, no estrangeiro e na rede de lojas online. "A totalidade da receita é destinada à aquisição de equipamentos para o Serviço Nacional de Saúde”.