Sociedade

Brincar de rua procura guardiões

23 dez 2019 12:52

O chamado Grupo Comunitário do Brincar reúne sempre no mesmo dia, horário e local definido pelos Guardiões do grupo e dá tempo e espaço para as crianças brincarem ao ar livre, sem guião ou actividades estruturadas.

brincar-de-rua-procura-guardioes
Associação quer afastar crianças dos écrans
Ricardo Graça/Arquivo

O programa Brincar de Rua está em fase de recrutamento de novos Guardiões do Brincar até 26 de Janeiro.

São estes voluntários que fazem acontecer os grupos comunitários do brincar, ou seja, agentes locais que estão com as crianças e que garantem a segurança do grupo enquanto os pequenos têm oportunidade de brincar na rua e explorar o espaço e o seus limites, refere uma nota de imprensa da Ludotempo - Associação de Promoção do Brincar.

O Guardião do Brincar é "um voluntário que desafia brincadeiras, monitoriza e acompanha, em conjunto com outros guardiões, um grupo de crianças (máximo 15) num bairro enquanto as crianças brincam, em segurança".

"É alguém que é feliz a brincar e está disposto a mudar o mundo (e a sua comunidade) com pequenas acções. A energia e as brincadeiras partem da imaginação de cada criança: uma corda pode virar um baloiço; os paus podem construir casas de joaninhas e borboletas; os cartões podem ser foguetões... tudo vale a pena e os ecrãs são a única brincadeira que não entra em cena", refere a associação.

O chamado Grupo Comunitário do Brincar reúne sempre no mesmo dia, horário e local definido pelos Guardiões do grupo e dá tempo e espaço para as crianças brincarem ao ar livre, sem guião ou actividades estruturadas.

São necessários novos ‘super-heróis do brincar’ para Alcobaça, Alvaiázere, Caldas da Rainha, Fátima, Leiria, Marinha Grande, Peniche, Pombal, Porto de Mós e Ourém, que tenham disponíveis duas horas livres por semana e vontade de proporcionar memórias felizes às crianças do bairro através do brincar.  

Para se ser Guardião do Brincar é necessário dispor de duas horas livres por semana, vontade de proporcionar memórias felizes às crianças do bairro através do brincar,  acreditar que brincar de rua é sinónimo de crianças mais cativas, com menos tempo de ecrãs e relações de vizinhança mais fortes e ter mais de 18 anos.

Acima de tudo, gostar de brincar, adianta a mesma nota, lembrando que é também obrigatório o registo criminal – para assegurar a sua idoneidade e a segurança do grupo – e tenha disponibilidade dia 15 Fevereiro (ou dia 8 feveiro, no caso de Lisboa) para um dia intenso de formação.