Desporto

Brisas do Lis Night Run celebrou 400 noites de corrida pelas ruas

7 jan 2023 12:00

Leiria acolhe evento desde 2013

brisas-do-lis-night-run-celebrou-400-noites-de-corrida-pelas-ruas
Vítor Santos e Marco Dias, do NEL, receberam troféu da autarquia pelas mãos de Gonçalo Lopes
NEL
Jacinto Silva Duro

Quase ao cair do pano da Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022, a mais famosa das provas desportivas livres da cidade, a Brisas do Lis Night Run, celebrou a sua edição 400.

Há quase dez anos, as corridas e caminhadas sem idade pela cidade de Leiria conquistaram praticamente toda a gente, dos mais idosos, a bebés ainda em carrinhos, empurrados pelos respectivos pais.

Na quarta-feira, dia 28 de Dezembro, quase 300 pessoas responderam ao apelo do Núcleo de Espeleologia de Leiria (NEL), clube promotor e organizador do evento, apesar das condições climatéricas desfavoráveis, e marcaram presença na Praça Rodrigues Lobo, para uma sessão de comemoração.

Os corredores de quarta-feira à noite tiveram direito a um crachá de participação, especificamente criado para a data, e ainda, para quem assim o quis, a uma corrida especial com auxílio de mapa, ao espírito da orientação pura, com passagem por vários pontos da cidade.

“Os sentidos de companheirismo, durante a corrida, e de confraternização, no final de cada sessão, são das coisas que mais motivam os participantes a regressar semana após semana”, entende Vítor Santos, do NELPédatleta e actual responsável pelo evento.

As primeiras corridas nocturnas por NEL Leiria começaram em 2013 e houve noites onde cerca de três mil pessoas se deixaram cativar pela prática desportiva.

As Brisas foram apenas suspensas pela pandemia da Covid-19, porém, quando, em Abril do ano passado, regressaram ao centro da cidade foi como se jamais tivessem parado.

“Temos tido por sessão, uma média de 300 a 400 pessoas. Em Dezembro, houve menos gente, talvez devido à chuva”, explica Vítor Santos.

A maioria dos participantes são residentes em Leiria e, muitos, são bem conhecidos dos organizadores, por não faltaram a uma corrida de quarta-feira.

“Há ainda quem venha de Ourém e da Marinha Grande. Temos mesmo um grupo de São Mamede [Batalha] que vem sempre desde 2013 e que fez disto uma espécie de ritual que termina com um lanche na paragem do autocarro do Mercado Municipal de Leiria”, conta o elemento do Pédatleta.

Para a edição 400, esteve ainda presente um grupo que veio propositadamente de Almeirim.

O NEL ofereceu ainda um lanche aos voluntários que, desde há dez anos, têm auxiliado à realização do evento.

E daqui a dez anos, celebraremos os 20 anos?

“Assim espero! Não é fácil manter a dinâmica e o espírito vivos durante tanto tempo e 20 anos é um desafio muito grande!”, admite Vítor Santos.

A autarquia de Leiria reconheceu o papel das Brisas do Lis Night Run, oferecendo, pelas mãos do presidente Gonçalo Lopes, um castelo em cristal, alusivo às 400 edições.