Desporto
Leiria "está mudada" e enche a serra com 1.700 caminhantes
"Não conheço, em mais lado nenhum, uma cidade com este nível de adesão”, sublinha o vereador do Desporto
São momentos únicos, cada vez mais raros no bulício do dia-a-dia. É dia do segundo passeio pedestre do ano e Luís Gonçalves faz-se acompanhar pela filha, pela esposa e pela mãe. Uma verdadeira reunião familiar.
Pela frente têm dez quilómetros que a organização, a cargo do Município de Leiria, diz ser de dificuldade média/alta. A subida da nascente do Lis à Maúnça “impõe algum respeito”. Não faz mal. Eles estão ali pelo convívio e para praticar actividade física, demore o tempo que demorar.
Na verdade, como esta família, muitas outras, dos oito aos 80 anos, amontoaram-se junto à igreja das Fontes. Os leirienses tornaram-se nuns verdadeiros ‘papa caminhadas’ e, por isso, não são 100, nem 500, os inscritos para cumprir a dezena de quilómetros.
Segundo as contas oficiais, à partida, na manhã deste domingo, estiveram 1.700 pessoas e as inscrições tiveram de encerrar antes do previsto. Para Luís Gonçalves, o “ambiente familiar” e o “espírito porreiro”, aliados à “excelente organização” e à possibilidade de “conhecer novos recantos do concelho”, tornaram esta iniciativa um sucesso.
“É espantoso ver a serra encher com estes caminhantes”, diz Carlos Palheira, satisfeito com a adesão “esmagadora” que a iniciativa tem vindo a ter. “Tem sido em crescendo”, explica o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Leiria.
“Há dois anos tínhamos 400 pessoas, no ano passado 600, e este ano, em que até exigimos um registo, os números são incríveis.” No primeiro, em Amor, foram 1.300 participantes. Na Nascente do Lis, no domingo,
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.