Economia

Cabopol inicia produção de polímeros para indústria automóvel no México

29 out 2023 10:46

Primeiro investimento da empresa de Porto de Mós, na América do Norte

cabopol-inicia-producao-de-polimeros-para-industria-automovel-no-mexico
Instalações da Cabopol no México
Fotografia cedida por Cabopol
Jacinto Silva Duro

A Cabopol Polymer Compounds, empresa com sede em Porto de Mós, dedicada à produção de compostos poliméricos, está a instalar uma nova unidade na área de Monterey, no México.

A fábrica deverá entrar funcionamento em Dezembro e arrancará, inicialmente, com duas linhas de produção com capacidade de produção prevista de 25 mil toneladas por ano, extensível, se necessário.

Fonte da empresa refere que se trata de “um investimento signi†ficativo numa área produtiva de dez mil metros quadrados”.

A Cabopol Polymer Compounds, unidade do antigo Grupo Meneses, actualmente Mekkin SGPS, especializou-se no fabrico de compostos termoplásticos e reticulados a partir de polímeros biodegradáveis, compostáveis e reciclados, e, segundo informação da empresa, esta expansão “está alinhada com a sua estratégia de longo prazo para melhor servir os seus clientes e alcançar novos mercados”.

A nova infraestrutura industrial representa a criação de cerca de 50 novos postos de trabalho, localiza-se no coração da zona industrial de Monterey e é a primeira na América do Norte, da Cabopol, que conta já com unidades em Portugal, na Sérvia e em Marrocos.

Com este passo, o grupo empresarial português acredita ser possível diminuir os prazos de entrega para os clientes nos mercados mexicano, dos Estados Unidos da América e restante continente, com destaque para a indústria automóvel, através do aumento da capacidade de produção e da melhoria da e† ciência da cadeia de abastecimento.

A Cabopol produz ainda artigos para aplicações domésticas, industriais e agrícolas, como fraldas e talheres descartáveis, sacos de lixo, embalagens de alimentos, sacas de compras, palhinhas para beber e †filme plástico para aplicação na agricultura.

A empresa iniciou a produção de polímeros Biomind nas suas instalações de Porto de Mós, em 2010, que era, então, a primeira unidade de fabrico de plásticos biodegradáveis na Península Ibérica.