Economia

Calçado feito de azeitonas e extractos de mexilhão prestes a chegar ao mercado

14 abr 2025 10:30

Empresas da região e o Instituto Politécnico de Leiria participam no BioShoes4All, projecto de âmbito nacional, que resulta na criação de calçado mais sustentável

calcado-feito-de-azeitonas-e-extractos-de-mexilhao-prestes-a-chegar-ao-mercado
.
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

“Desde azeitonas a borra de café, casca de arroz ou de ovos, passando por extractos de oliveira ou de pinheiro, até mexilhões ou repiso de tomate, uma nova linha de produtos, no âmbito do projecto BioShoes4All, está a ser ultimada e pronta para chegar ao mercado”, anuncia a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos Pele e seus Sucedaneos (Apiccaps).

“Envolvemos empresas representativas de toda a cadeia”, destaca Maria José Ferreira, “todas orientadas para concretizar uma mudança radical ao nível da sustentabilidade dos materiais, produtos químicos, processos de fabrico, modelos de negócio e produtos finais de calçado e marroquinaria”, nota a coordenadora do projecto.

Maria José Ferreira explica que “os novos produtos são criados e refinados com base em estudos para medir e reduzir a sua pegada ambiental e de carbono e actuar ao nível do desenvolvimento e selecção dos materiais e processos”. Tratam-se, no essencial, “de produtos leves, apelativos, mas com poucos materiais diferentes para potenciar a sua produção ágil e reciclagem. Os materiais e produtos integram subprodutos da alimentação humana ou animal incluindo de arroz, cereais, caroço de azeitona, castanha, casca de mexilhão, podas de ...

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ