Viver

Caldas da Rainha convida a descobrir a cerâmica na rua e nos ateliês

9 jul 2022 11:43

Mapa à Descoberta da Cerâmica inclui visitas guiadas a ateliês e outros espaços em Caldas da Rainha até ao final de Julho

caldas-da-rainha-convida-a-descobrir-a-ceramica-na-rua-e-nos-atelies
Um dos trabalhos mais recentes que se descobrem no site do ateliê ana + betânia
ana + betânia

Uma visita guiada para descobrir a cerâmica pelas ruas da cidade, conduzida por Margarida Araújo, acontece este domingo, 10 de Julho, em Caldas da Rainha, com ponto de encontro às 11 horas na estação ferroviária.

A iniciativa pretende revelar características específicas da utilização dos azulejos de fachada na arquitectura portuguesa, nomeadamente a multiplicidade de padrões, cores e brilhos.

Segundo o município de Caldas da Rainha, a visita guiada insere-se num novo projecto, designado Mapa à Descoberta da Cerâmica (programa completo aqui) que neste fim-de-semana também incluía um dia aberto no Atelier de São Miguel, dos ceramistas Fernando Miguel e Milena Miguel, e um workshop orientado pela ceramista Mariana Sampaio.

Ao longo do mês de Julho, o Mapa à Descoberta da Cerâmica propõe actividades nos espaços onde a arte “é pensada e vivida diariamente, dando a conhecer os seus protagonistas: os ceramistas e os seus ateliers”, refere a autarquia.

Ainda amanhã, 10 de Julho, as ceramistas Ana Cruz e Maria de Betânia abrem as portas do ateliê ana + betânia.

Entretanto, a exposição que resultou da Mostra Mercado da Cerâmica, composta por 22 peças de ceramistas, continua patente no Museu da Cerâmica, até dia 28 de Agosto, com entrada gratuita.