Viver

Caldas da Rainha. Impulso inicia ciclo de cinema com Doclisboa

3 mai 2023 15:39

Além da música, também o cinema entra na Season Impulso 2023, apresentado pelo Doclisboa, numa parceria com a ESAD.CR e com o Cine Clube de Caldas da Rainha

caldas-da-rainha-impulso-inicia-ciclo-de-cinema-com-doclisboa
Estudo de uma paisagem e dos interesses imobiliários que a pretendem transformar
DR

Cidade Marconi, de 2018, realizado por Ricardo Moreira, é o primeiro filme a ser exibido no ciclo de cinema que começa amanhã, 4 de Maio, no contexto da Season Impulso 2023, em Caldas da Rainha.

“A percepção da relação entre uma música e uma fotografia é desconstruída pelo estudo de uma paisagem. A paisagem de uma colina marcada pelo impasse dos diversos projectos imobiliários que pretendem a sua transformação”, lê-se na sinopse.

A projecção decorre depois das 17:30 horas no Auditório no Edifício Pedagógico 1 da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), antes de uma conversa com o realizador Ricardo Moreira, o programador do Doclisboa, Luca D’Introno, e os professores da ESAD.CR Diogo Alvim e Pedro Letria.

Cidade Marconi conquistou o prémio revelação para melhor primeira longa-metragem no Doclisboa 2018.

O ciclo de cinema da Season Impulso 2023 é apresentado em paralelo com o cartaz de concertos e prolonga-se até Dezembro, com curadoria do Doclisboa e em parceria com a ESAD.CR e com o Cine Clube de Caldas da Rainha.

“Os filmes que compõem este programa percorrem espaços urbanos e rurais marcados pelas transformações do seu tecido social, assim como lugares familiares que pertencem às paisagens emocionais, dialogando com as nossas raízes mais íntimas”, refere a nota de divulgação.

No ciclo de cinema da Season Impulso 2023, pretende-se “explorar as diferentes declinações e interpretações da paisagem e o seu cruzamento e coexistência com o elemento sonoro”.

Entretanto, os concertos da Season Impulso 2023 são retomados já no próximo dia 19 de Maio, com actuações ao vivo de Golden Slumbers e Dino D'Santiago.