Sociedade

Caldas da Rainha promove mobilização cívica para defesa da saúde no Oeste

31 mar 2023 15:03

Iniciativa que pede que novo hospital seja em Caldas da Rainha decorre no Largo do Hospital Termal

caldas-da-rainha-promove-mobilizacao-civica-para-promover-defesa-da-saude-no-oeste
A iniciativa de participação livre arranca amanhã, dia 1, pelas 16:30 horas
Ricardo Graça/Arquivo

O município de Caldas da Rainha promoverá, amanhã, dia 1, uma mobilização cívica denominada “Vozes pelo Hospital”, no sentido de promover a defesa da saúde no Oeste.

A iniciativa de participação livre arranca pelas 16:30 horas, no Largo do Hospital Termal da cidade.

Recorde-se que, perante a possibilidade de o novo hospital do Oeste ser construído no concelho do Bombarral, a autarquia lançou várias razões pelas quais a unidade deve ser criada nas Caldas da Rainha, num local próximo da fronteira com Óbidos.

Nesta lista constam argumentos como a dimensão da cidade, aliada ao facto de a região Oeste norte ficar com um “vazio” de oferta de cuidados hospitalares e de o estudo encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM) à Nova IMS ter como base apenas dois critérios: o tempo e a distância.

A lista de argumentos refere ainda número de residentes permanentes, sazonais e turistas que a cidade acolhe pode ficar comprometido com a subtracção de uma unidade hospitalar de proximidade, bem como o risco de ficar com um povoado sem potencial de desenvolvimento.

Também o compromisso nacional de acção climática para atingir as metas de neutralidade carbónica, a redução da pegada ecológica, pela proximidade da linha ferroviária, bem como o facto dos dois concelhos que possuírem cuidados hospitalares há mais de 500 anos, servindo todo o Oeste Norte, são outros argumentos que completam as razões invocadas.