Sociedade

Caldas obriga bares a instalar sistema para limitar ruído

17 mar 2016 00:00

Quando os valores permitidos forem ultrapassados, os aparelhos de som serão desligados

caldas-obriga-bares-a-instalar-sistema-para-limitar-ruido-3415

Se, nos próximos meses, estiver num bar ou num outro estabelecimento com música em Caldas da Rainha e, de repente, o som parar… o mais provável é não se tratar de uma falha do equipamento, mas antes um bloqueio por excesso de barulho.

A limitação sonora é uma das funcionalidades do sistema de monitorização de ruído que os estabelecimentos de diversão nocturna do concelho são obrigados a instalar, até ao final do mês, e que permitirá também à câmara verificar, em tempo real, o cumprimento dos limites.

Segundo o vereador Hugo Oliveira, a medida, prevista no Regulamento Municipal do Ruído de Caldas Rainha, pretende “estabelecer um equilíbrio entre o direito que as pessoas têm ao descanso” e a necessidade de a cidade “ter vida nocturna” e de os estabelecimentos poderem “ter música, karaoke e outras actividades que impliquem ruído”.

De acordo com o regulamento municipal, os estabelecimentos têm de instalar sonómetros que façam, não só a monitorização dos níveis de ruído, mas que funcionem também como “limitador de potência sonora”.

Hugo Oliveira explica que, para cada estabelecimento, será definido um valor máximo permitido, em função das condições de insonorização do espaço. “Quando esse valor é ultrapassado, o sistema tem um bloqueio que faz parar o som da aparelhagem”, diz o autarca, adiantando que esse mecanismo actua também aquando da hora de encerramento estabelecida para o espaço.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo